O que é absenteísmo no trabalho? Entenda a relação com a saúde e bem-estar do colaborador
Muitos gestores confundem o que é o absenteísmo no trabalho com as faltas ou atrasos esporádicos quando na, realidade, o índice se caracteriza pela ausência intencional, habitual, recorrente ou sem justa causa. Ausências excessivas podem diminuir a produtividade de toda equipe, causando um impacto negativo sobre os resultados e até mesmo a imagem da empresa.
Nesse sentido, grande parte dos atrasos e ausência dos profissionais está diretamente ligada com a saúde. A boa notícia é a situação ser reversível, a partir da descoberta e do tratamento da causa. Por este motivo, o conteúdo aborda detalhes sobre o assunto que vão ajudar a realizar uma gestão de absenteísmo eficiente. Acompanhe a leitura e saiba mais!
Como o absenteísmo está ligado a produtividade?
Mais importante do que saber o que é absenteísmo no trabalho é entender como a assiduidade dos colaboradores influencia na produtividade e, consequentemente, nos resultados do negócio.
As ausências ocasionais do trabalho são inevitáveis. Todo mundo fica doente, está suscetível a sofrer um acidente, precisam cuidar de outras pessoas ou sair durante o horário comercial para lidar resolver um assunto pessoal. No entanto, são as saídas frequentes que trazem desafios para os empregadores e que podem ter o maior efeito negativo sobre a produtividade das equipes.
Isso porque aqueles que cumprem a sua carga horária acabam corretamente sobrecarregados, já que precisam executar suas funções e dos colegas que se ausentaram. As responsabilidades extras podem levar a uma queda na qualidade dos serviços, aumentar os conflitos entre os profissionais e, consequentemente, fazer com que as equipes sejam menos produtivas.
Qual a relação entre o absenteísmo e a insatisfação do colaborador com a empresa?
Colaboradores que não estão comprometidos com o trabalho tendem a encontrar desculpas — ainda que inconscientemente — para não cumprir com o expediente, faltando ou chegando atrasado.
A falta de engajamento pode acontecer por vários motivos, como assédio moral, conflitos com colegas de trabalho, estresse relacionado à função exercida, falta de benefícios, salários defasados, entre outros.
Muitas vezes, a empresa pode ter problemas em identificar essas causas. Colaboradores que contabilizam muitos atrasos ou faltas em seu registro de relógio-ponto costumam ser mal vistos pelos empregadores. No entanto, é preciso investigar os motivos.
Por exemplo, se o colaborador está desmotivado por conta da remuneração, a demissão e contratação de um novo profissional não resolverá o problema. Além dos encargos relacionados aos desligamentos, salários defasados não chamam a atenção dos melhores profissionais disponíveis no mercado.
Quais as principais causas do absenteísmo no trabalho?
Saber o que é absenteísmo no trabalho e seus impactos negativos não são informações o suficiente para contornar o problema. Embora uma das principais causas das ausências recorrentes e não intencional seja a saúde dos colaboradores, é importante conhecer os fatores específicos, que incluem:
- consultas médicas emergencial na rede pública, que impossibilitam que o profissional escolha o melhor dia e horário para a sua rotina;
- acidentes podem ocorrer no trabalho ou fora dele, resultando em ausências, como das lesões agudas, problemas nas costas e no pescoço;
- depressão, estafa mental e síndrome de burnout.
Ter conhecimento sobre o que está afetando a frequência dos indivíduos é o primeiro passo para garantir a assiduidade das equipes.
Como descobrir se a taxa de absenteísmo da minha empresa está elevada?
A taxa de absenteísmo é o número de ausências relacionadas à quantidade de dias úteis em um período específico, como por exemplo, 1 mês de trabalho. Veja o que é necessário fazer para chegar a esse número.
Converter o total de atrasos e faltas em dia perdidos
Se a sua empresa tem 100 colaboradores e 10 deles chegaram atrasados em um mês, é necessário somar todos os atrasos e converter para dias trabalhados.
Vamos supor que juntos os 10 colaboradores atrasaram 8 horas em um mês. Em uma jornada de 8 horas de trabalho diárias, a empresa perdeu 1 dia de trabalho em atrasos.
Aplicar a fórmula
A fórmula para descobrir a taxa de absenteísmo é:
número médio de funcionários x dias perdidos / número médio de funcionários x total de dias úteis no mês
No caso do exemplo utilizado, a conta seria:
100 colaboradores x 1 dia perdido / 100 colaboradores x 21 dias úteis
Assim, a taxa de absenteísmo pode ser definida como aproximadamente 4% no mês. A Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ) estima que os níveis aceitáveis devem girar em torno de 1,5%.
É importante fazer o controle durante um período maior e verificar se a taxa de mantém alta ou o problema é pontual. Caso a empresa verifique que seus níveis não descem, é importante investigar as causas, contabilizando atestados médicos, realizando pesquisas de satisfação e feedbacks.
Como reduzir o absenteísmo na empresa?
A redução dos níveis de absenteísmo não é exatamente simples, mas sim uma questão de estratégia. Uma vez que a produtividade está relacionada a satisfação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, saúde e bem-estar, a adoção de algumas políticas não só diminuem a ausência, como podem contribuir com a atração e retenção de talentos.
Dito isso, os programas de benefícios e incentivos para os colaboradores devem incluir:
- atenção à ergonomia e ao cumprimento das normas regulamentadoras de segurança;
- controle de horas-extras para evitar a sobrecarga;
- recursos de promoção à saúde física e mental, como os planos de saúde com cobertura adequada ao perfil dos colaboradores e um programa de palestras sobre assuntos do interesse dessas pessoas.
Já para reduzir o absenteísmo em relação às faltas intencionais, é possível trabalhar em incentivos para ir ao trabalho, como folgas e até mesmo uma remuneração extra para aqueles que não tem sequer atrasos não justificados em um determinado período.
Colaboradores mais saudáveis e felizes sentem-se motivados para ir trabalhar diariamente, resultando em maior produtividade individual e coletiva. Agora que você sabe o que é absenteísmo no trabalho e como ele influencia na sustentabilidade do negócio, invista em estratégias que mantenham esses níveis equilibrados.
A Expert Ocupacional é especializada em Saúde Corporativa, auxiliando diversas empresas na redução dos custos com absenteísmo e sinistros dos planos de saúde. Veja como podemos ajudar!
2 comentários em “O que é absenteísmo no trabalho? Entenda a relação com a saúde e bem-estar do colaborador”
Pingback: Como cuidar da saúde no inverno? Saiba! - Expert Ocupacional
Pingback: Por que é importante falar sobre o Setembro Amarelo nas empresas? - Expert Ocupacional