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Dezembro vermelho: entenda como promover ações na sua empresa

O Dezembro Vermelho é uma forma estratégica de intensificar, em um mês, a conscientização da necessidade de se prevenir contra a AIDS. Nesse sentido, dia 1º de dezembro é reconhecido como o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

O objetivo é estimular a informação sobre o índice de casos no Brasil e a importância da prevenção contra a doença. No entanto, o mês tem o propósito, também, de reforçar isso a respeito de todas as infecções sexualmente transmissíveis. O uso de um laço vermelho é um alerta visual que as pessoas utilizam para fazer uma campanha silenciosa sobre o mês.

Dada essa importância, neste artigo, você encontrará dicas de como ajudar seus colaboradores nesse aspecto. Acompanhe!

Palestras e orientações

Fazer uma campanha intensiva na empresa ajuda, de alguma forma, a evitar que os colaboradores adquiram AIDS ou algum tipo de doença sexualmente transmissível. E, ainda, essa ação faz com que os funcionários possam disseminar as informações recebidas, aconselhando seus familiares e amigos.

Orientar o grupo por meio de palestras e orientações tem potencial para gerar grande resultado. A conferência pode acontecer de forma presencial na empresa e, ao mesmo tempo, ser realizada por videoconferência para envolver os profissionais que estão em trabalho remoto. Assim, todos terão a oportunidade de participar das temáticas abordadas.

Você conseguirá dar maior credibilidade à Campanha Dezembro Vermelho na sua organização ao convidar médicos e enfermeiros para abordar os assuntos de forma técnica e didática. Os profissionais podem informar sobre:

  • os sintomas da doença;
  • a forma como o diagnóstico é feito;
  • a necessidade de realizar teste anti-HIV, caso esteja em um grupo de risco;
  • a importância de fazer o tratamento da maneira correta quando o vírus já estiver instalado.

Além das informações que já foram enfatizadas, os profissionais podem reforçar outras pertinentes e algumas práticas que contribuam para que a campanha alcance os seus objetivos.

Enfatize a diferença entre AIDS e HIV

Uma dos maiores equívocos que as pessoas da sociedade costumam ter é que AIDS e HIV são a doença. Ao esclarecer essas duas nomenclaturas, os colaboradores vão poder falar melhor sobre o assunto, assim como intensificar a prevenção.

AIDS

A AIDS é o resultado que o vírus HIV causa no organismo de quem está infectado. Diante do avanço das pesquisas referentes à doença, atualmente, muitas pessoas que são portadoras do vírus HIV não têm AIDS, ou seja, a doença. Por esse motivo, ela já não está inclusa na relação das doenças mais perigosas do século XXI.

HIV

HIV é o nome dado ao vírus que desenvolve a doença AIDS. Vale reforçar que a prevenção deve ser feita para evitar que esse microrganismo penetre no corpo. E o HIV é um vírus quase que “eliminável”. Ele vai estar sempre no organismo da pessoa que o contraiu, porém, sem manifestar a doença, nos casos em que o tratamento é realizado com muita responsabilidade.

Distribua laços vermelhos na empresa

Os laços vermelhos são uma forma de comunicação silenciosa. No dia primeiro de dezembro, você pode distribuí-los para todas as pessoas da organização. Mas, essa é uma campanha que deve ser massificada durante o mês inteiro. Reforce aos seus colaboradores que o laço deve ser usado em todos os lugares que eles frequentarem.

Neste mês, as redes televisivas propagam o Dezembro Vermelho, por isso, é fundamental que as pessoas fortifiquem o apelo à necessidade de se proteger contra a AIDS e as doenças sexualmente transmissíveis. Incentive o grupo a colocar o símbolo no perfil do WhatsApp e nas redes sociais, pois, quanto mais os laços vermelhos são vistos, maior é a repercussão da campanha.

Informe sobre os meios de transmissão

Algumas pessoas estão bastante desinformadas sobre como alguém pode transmitir o vírus HIV e as doenças sexualmente transmissíveis. Durante a palestra, essa informação deve ser muito bem explanada, para que a conscientização dos colaboradores seja profunda. Explique como algumas circunstâncias dão margem para que o vírus entre no organismo, como:

  • relações sexuais sem preservativo;
  • transfusão de sangue com a presença do vírus;
  • uso mútuo de seringas e agulhas infectadas;
  • contaminação da mãe para o bebê durante a gravidez.

Informações sobre as doenças sexualmente transmissíveis

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) são percebidas com maior frequência em relação à AIDS. Elas decorrem de uma grande variedade de agentes ofensivos à saúde. Normalmente, elas são adquiridas por meio de contato sexual desprovido de preservativo (camisinha).

Geralmente, a pessoa percebe que está com a doença ao notar corrimento, bolhas, verrugas e até mesmo feridas. Apesar de serem constrangedoras, as DSTs são tratadas de maneira rápida e fácil. Porém, existem algumas tipologias que são persistentes e, nessas, apenas pode acontecer a sensação de melhora do paciente, como no caso da AIDS.

Nas mulheres, os sintomas da doença no organismo tornam-se mais difíceis de serem sentidos. Por esse motivo, quem é do sexo feminino deve redobrar os cuidados preventivos para que não seja infectado. Uma maneira assertiva de saber se a mulher está com os microrganismos de DST é por meio de consultas periódicas ao médico.

Conhecer as consequências de uma doença não detectada deve servir como motivação para realizar os exames necessários que possam apontar a presença desses males. Algumas doenças, quando não tratadas no tempo devido, podem ser agravadas e levar à morte. Conheça alguns tipos de DST:

  • AIDS;
  • cancro mole;
  • gonorreia;
  • condiloma acuminado ou HPV.

Formas de prevenção

O grupo de profissionais deve ter intensa consciência das maneiras que a pessoa pode contrair o vírus HIV. Há a possibilidade de o vírus ser transmitido por intermédio das mucosas e do sangue infectado.

Todavia, caso a pessoa tenha contato com o vírus, ela tem a oportunidade de receber dois tratamentos imediatamente: o Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PreP) e o Profilaxia Pós-Exposição ao HIV (PEP).

Muito se fala sobre a AIDS, por isso, é importante ter informações mais detalhadas sobre a doença. Por exemplo: saber o que é uma pessoa indetectável, que é quando os exames comuns em laboratórios não apresentam presença do vírus HIV, devido ao tratamento feito de forma adequada pela pessoa infectada. Daí a importância do Dezembro Vermelho e de prevenir-se continuamente por meio de preservativo durante o ato sexual.

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1 comentário em “Dezembro vermelho: entenda como promover ações na sua empresa”

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