“Felicidade, a nova tecnologia para o aumento da performance e produtividade”

Já foram produzidos muitos estudos que relacionam Felicidade com Performance/Produtividade nas empresas, um deles em específico de 2015 conseguiu simplificar esta relação em um fator matemático, é uma dissertação de mestrado intitulada: ”Influência da Felicidade na Performance/Produtividade” (Autor da dissertação: Fernando Avidago – Orientador: Georg M. Dutschke – Universidade Atlântica – Portugal).

O trabalho foi o resultado de pesquisa bibliográfica efetuada através de artigos de opinião, papers e publicações, e que também fez uso de questionários junto a funcionários e gestores de várias empresas, para poder situar a influência que a felicidade exerce sobre a produtividade.

O estudo recolheu informações que permitiu enquadrar qual o impacto que a felicidade tem no âmbito da Performance/Produtividade nas empresas e a capacidade de influenciar a motivação dos colaboradores, na vida das empresas e organizações, bem como no dia a dia do cidadão comum. 

O autor teve como objetivo que os resultados desta pesquisa pudessem contribuir para o fortalecimento dessa área de investigação e auxiliar os gestores a definir os pontos prioritários de esforços para maximizar o aproveitamento dos Profissionais Felizes e criarem diferenciais que permitam aumentar a Felicidade das empresas e, portanto, a eficiência e produtividade. 

A conclusão que chegou o autor neste trabalho foi que, as correlações entre as variantes independentes, Felicidade na Organização e Felicidade na Função, afetam a sua Performance, por conseguinte irão afetar a Produtividade onde ocorrerá uma influência a variante dependente, a Organização. 

Deparou-se então com uma média de Felicidade Profissional, na medida que esta é o somatório das médias de Felicidade Organizacional com Felicidade na Função, dividindo por dois. Sendo detectada a média de Felicidade Profissional, chegou a uma correlação de 0,83 em relação a Felicidade vs Performance, o que nos diz  que de fato, existe uma influência na Performance, que quanto mais o Profissional for Feliz, maior é sua Performance, o que por sua vez, maior sua  Produtividade. 

Com os resultados do questionário, chegou então conclusão de que existe uma grande Influência em o Profissional ser Feliz e a sua Performance, o que por sua vez esta irá diretamente influenciar a Produtividade do profissional e da empresa.

Abaixo encontra-se o link da dissertação completa.

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.