Apesar de existir uma rígida legislação, as empresas brasileiras ainda enfrentam sérios problemas para implantarem uma cultura de prevenção de acidentes. Como consequência, há um dado alarmante: acontecem mais de 700 mil casos todos os anos no país, principalmente na construção civil.
No entanto, é possível mudar essa realidade por meio da conscientização dos colaboradores. Quer saber como? Continue lendo este post!
Entenda o que é a cultura de prevenção de acidentes
A implantação de uma cultura de prevenção de acidentes é um exercício diário que exige o cumprimento de inúmeras tarefas, com excelentes resultados a curto, médio e longo prazo.
Como o próprio nome diz, trata-se de uma forma de modificar as ações dos colaboradores em suas rotinas, sempre com foco na qualidade de vida e no bem-estar.
Assim, a conscientização é fundamental para que as boas práticas se tornem naturais, reduzindo não só os acidentes como também os prejuízos, de indenizações a problemas na imagem da marca. Veja algumas atitudes que devem fazer parte dessa mudança.
Estimule o uso de EPI’s
Independentemente de qual seja a atividade da sua empresa, o uso dos equipamentos de proteção individual (EPIs) deve sempre ser priorizado.
Apesar de ser fundamental para evitar acidentes, prevenindo casos de afastamentos e até mesmo mortes, muitos colaboradores deixam de seguir essa regra.
Portanto, é preciso estimular essa conscientização por meio de palestras, como as realizadas pela Cipa.
Capacite seus colaboradores
Primordial para melhorar a qualidade em tudo o que se faz, a capacitação dos colaboradores é fundamental no processo de implantação da cultura de prevenção de acidentes.
Com os cursos, treinamentos e palestras informativas, é possível incentivar as atitudes preventivas. Afinal, os ensinamentos motivam e ainda auxiliam nas mudanças, sempre para melhor.
Ao evitar os acidentes, o impacto na rentabilidade da empresa é notável.
Sinalize os ambientes
A comunicação visual é importantíssima nos ambientes da sua empresa para sempre manter os colaboradores, fornecedores e clientes atentos sobre os possíveis riscos.
Além disso, essa ação reduz perdas de materiais, tendo um impacto direto na saúde do funcionário.
Dê feedbacks
Os feedbacks são essenciais no processo da cultura preventiva pelo fato de ajudarem no desenvolvimento de boas práticas que demandam repetições para acontecerem.
Por exemplo, se um determinado setor fica mais de dois meses sem nenhum registro de acidente, uma mensagem motivadora pode aumentar a autoestima dos colaboradores, fazendo com que fiquem atentos para manter essa boa notícia por longo tempo.
Problemas no dia a dia também precisam ser apontados tão quanto as respectivas soluções, investindo nos avanços.
As ações não param por aí. Veja algumas outras que merecem a sua atenção:
- faça um devido planejamento da estrutura organizacional;
- organize a supervisão técnica;
- esclareça as dúvidas;
- ouça seus colaboradores;
- faça inspeções;
- analise os resultados.
Conheça os benefícios da cultura de prevenção de acidentes
As empresas que respeitam as 36 Normas Regulamentadoras (NR’s) existentes no Brasil para incentivarem a prevenção de acidentes conseguem obter excelentes resultados no dia a dia.
São companhias comprometidas com a saúde do trabalhador, ganhando credibilidade no mercado, a valorização dos produtos e imagem como um todo. Observe alguns pontos positivos ao priorizar uma política de conscientização.
Diminuição do absenteísmo
Inúmeras faltas de colaboradores acontecem em razão da ausência de uma política de prevenção de acidentes.
Isso porque muitos funcionários acabam saindo de licença por conta de um incidente ou doenças ocupacionais. Entre elas, podemos citar a lesão por esforço repetitivo (LER), sem falar nas emocionais, como depressão e Síndrome de Burnout.
Além disso, uma política adequada faz com que o ambiente de trabalho fique saudável, reduzindo outros tipos de problemas que podem influenciar no aumento da taxa de absenteísmo. Entre eles, as doenças mentais.
Evita processos judiciais
Imagine um colaborador que perde uma mão em um torno no momento em que opera a máquina. Certamente, haverá um processo contra a empresa exigindo a respectiva indenização cabível. Mas os problemas não param por aí.
Muitos acidentes acontecem quando há excesso de trabalho, como o cumprimento de horas extras. Portanto, trata-se de um gasto que pode ser evitado por meio da implantação de uma cultura de prevenção de acidentes.
Com menos processos judiciais, é possível aumentar a lucratividade e também o índice de produção. Além disso, o número de reclamações cai, ou seja, a retenção dos talentos se torna uma realidade, aspecto essencial no ganho de competitividade.
Mantém a segurança dos colaboradores
Com o aumento da conscientização, os funcionários ficarão mais seguros, aspecto que está sintonizado com a sensação de bem-estar.
Isso é importantíssimo no sentimento de pertencimento, essencial para melhorar a produtividade e a otimização do tempo. Como reflexo, o funcionário veste a camisa do time.
Dessa maneira, os funcionários também passarão a valorizar a qualidade de vida, evitando afastamento por problemas de pressão alta, alcoolismo, dependência química ou depressão.
Aprenda como implantar a cultura de prevenção de acidentes
Para implantar uma cultura de prevenção de acidentes em sua empresa, a primeira dica é conhecer profundamente a realidade de todos os Departamentos.
Para isso, faça uma auditoria ou análise apurada que mensure quais são os principais gargalos e pontos que estão indo bem.
Com os dados em mãos, será possível destinar os ensinamentos corretos, investindo em campanhas que foquem na prevenção dos acidentes.
Assim, os aprendizados estarão sintonizados com as boas práticas, pois haverá um check-list de tudo o que precisa ser feito para evitar problemas.
Tendo harmonia no ambiente de trabalho, inevitavelmente haverão resultados positivos não só na convivência como também na qualidade dos produtos e serviços.
Trata-se de um ganho que reflete até mesmo no comportamento dos trabalhadores em seus lares, pois quem se sente motivado vive melhor.
Afinal, quando os colaboradores percebem que a empresa investe em segurança e oferece meios para que as atividades aconteçam de maneira funcional, o índice de produtividade avança, com resultados positivos para ambas as partes.
Portanto, o investimento em cultura de prevenção de acidentes tem retorno garantido, contribuindo para a devida evolução da sua empresa rumo à excelência.
E a sua empresa, quer investir em saúde ocupacional? Então, aproveite e entre em contato com a nossa equipe e conheça os diferenciais!
10 comentários em “Como estabelecer uma cultura de prevenção de acidentes? Veja!”
Pingback: Programa de Gerenciamento de Riscos: entenda como implementar no seu negócio! - Expert Ocupacional
Pingback: Lifelong learning: qual a sua relação com a jornada corporativa? - Expert Ocupacional
Pingback: Cronograma eSocial 2021: saiba como fazer envios corretos! - Expert Ocupacional
Pingback: O que é mapa de risco e qual é a sua importância? Veja! - Expert Ocupacional
Pingback: Nova NR-7: o que você precisa saber sobre as mudanças da Norma Regulamentadora - Expert Ocupacional
Pingback: Programa de Gerenciamento de Riscos: Quando entra em vigor? - Expert Ocupacional
Pingback: LER/DORT: entenda o que é! - Expert Ocupacional
Pingback: Segurança doméstica: veja 5 dicas para aumentá-la - Expert Ocupacional
Pingback: Mudanças na NR23: veja quais são e se adapte! - Expert Ocupacional
Pingback: Abertura de CAT: veja os prazos e a relação com o eSocial! - Expert Ocupacional