Tecnologia e saúde corporativa: como elas se relacionam?

Não há dúvidas de que a tecnologia está presente em nosso cotidiano, tanto na vida pessoal como na profissional. Falando especificamente das empresas, a união entre tecnologia e saúde corporativa é uma forma inteligente de melhorar a gestão, proporcionando qualidade de vida no ambiente corporativo e a colheita dos benefícios dessa parceria.

Organizações que se preocupam em oferecer soluções em saúde e bem-estar têm ganhos expressivos em relação ao capital humano: colaboradores saudáveis adoecem menos e produzem mais. Para conhecer o papel da inovação nesse processo, acompanhe nosso post!

Qual a importância da tecnologia atrelada à saúde corporativa?

De modo geral, a tecnologia e a saúde se relacionam de várias formas. Por exemplo, um simples relógio funciona como um monitor de batimentos cardíacos e pressão arterial. O que antes era coisa de atleta, hoje é um artigo indispensável para os portadores de doenças crônicas que precisam monitorar esses dados constantemente.

As pessoas passam a maior parte de suas vidas em seu trabalho, e as condições do ambiente influenciam diretamente a sua saúde física e mental. 

Por isso, quando relacionamos a tecnologia à saúde corporativa, as ferramentas recebem outra função: a de coleta e análise de dados para que empregadores, prestadores de serviços médicos e operadoras de saúde consigam rastrear tendências, atuar de maneira preditiva, oferecer melhores cuidados e reduzir custos.

Muitos contratantes resumem a gestão de saúde corporativa à integração do plano de saúde, às políticas de benefícios, à formação de uma comissão da CIPA e ao atendimento às normas regulamentadoras.

Entretanto, a responsabilidade do empregador vai além disso. A tecnologia permite que as empresas tracem o perfil dos colaboradores e os principais problemas de saúde que podem ter, devido às suas características e estilo de vida. Dessa forma, as ações de saúde corporativa podem ser voltadas à prevenção dessas situações.

Além disso, a telemedicina já é uma realidade. Os colaboradores têm a oportunidade de fazer uma consulta inicial pela internet, evitando as possíveis faltas no trabalho e possibilitando o encaminhamento ao especialista certo, na hora correta.

O resultado são tratamentos mais eficientes, equipes mais saudáveis e uma redução significativa na sinistralidade e no absenteísmo.

Como a tecnologia ajuda a empresa na gestão da saúde dos colaboradores?

Separamos alguns benefícios da união entre tecnologia e saúde corporativa para que você visualize, na prática, como ela pode ser útil para a empresa.

Rh prevenido

Os gestores de RH conseguem acompanhar por meio de relatórios — sem identificar os colaboradores — o percentual de faltas relacionadas à saúde, o que pode atingir a empresa em curto, médio e longo prazo.

O objetivo desses relatórios é oferecer um norte sobre as ações de prevenção que podem ser tomadas pela empresa. Por exemplo, a prática de exercícios físicos pode diminuir doenças ocupacionais relacionadas à lombalgia. Para evitar o problema, a empresa pode investir na ginástica laboral ou fornecer uma parceria com uma academia próxima à sede, facilitando o acesso dos profissionais.

Telemedicina e produtividade

Em síntese, a telemedicina permite que as consultas médicas presenciais aconteçam de maneira virtual, quando realizadas para atendimento clínico, diagnóstico, monitoramento e suporte.

Ou seja, tudo aquilo que não exige exames complexos e há a possibilidade de ser identificado em uma conversa pode ser realizado por meio de uma chamada de vídeo.

No contexto corporativo, isso significa menos saídas, menos atestados médicos e mais produtividade. Vamos supor que um colaborador está enfrentando uma forte dor de cabeça, que irradia pelos olhos e bochechas. Ao listar esses sintomas, o médico identifica que o indivíduo está com uma crise de sinusite e passa as instruções para tratar o caso.

Assim, o profissional não precisa se ausentar para o diagnóstico inicial, pode iniciar o tratamento e, caso necessário, ser direcionado ao profissional correto para exames mais aprofundados.

Com isso, a equipe não sofre um desfalque sem aviso prévio e consegue se programar com a entrega das atividades para quando chegar o dia da consulta física. 

Benefícios direcionados ao perfil dos colaboradores

Oferecer um bom plano de saúde é o mínimo que bons profissionais esperam dos seus empregadores. Ter uma política que contempla vantagens além do plano é fundamental para atrair e reter as pessoas mais qualificadas do mercado.

Entretanto, de nada adianta oferecer um programa de saúde que não contempla as principais características dos contratados. Por exemplo, se a empresa tem uma política de contratação que envolva profissionais experientes, em idade avançada, um convênio com uma academia de natação pode ser mais atrativo que uma parceria com uma escola de artes marciais.

No caso de colaboradores diabéticos, integrar um cardápio diet ao refeitório da empresa e aos eventos de endomarketing faz com que os profissionais sintam-se acolhidos e respeitados.

Todos esses dados podem ser obtidos com a ajuda da tecnologia, que trabalha na análise e no cruzamento de informações para identificar e estabelecer padrões. 

Como a Expert Ocupacional auxilia as empresas nesse sentido?

A Expert Ocupacional é uma empresa especializada em serviços ocupacionais e de bem-estar corporativo. Por meio de uma metodologia neurocientífica e do cruzamento de dados, auxilia as organizações a promoverem cuidados de saúde física e mental, além do bom relacionamento com os colaboradores.

Isso significa que é possível ter uma gestão de saúde corporativa adequada às demandas dos contratados, com base no perfil desses profissionais.

Dessa forma, é possível ter equipes mais integradas e felizes, prevenindo possíveis conflitos e atuando de maneira eficiente na redução do absenteísmo e dos custos envolvidos com afastamentos, além de ter impacto direto na diminuição da sinistralidade.

A tecnologia usada pela Expert Ocupacional também permite o monitoramento da saúde do profissional. O objetivo é evitar as doenças ocupacionais e, consequentemente, um possível afastamento.

Dito isso, conheça as soluções oferecidas pela Expert Ocupacional:

Promover qualidade de vida também é de responsabilidade do empregador. Ao unir tecnologia e saúde corporativa, as empresas saem ganhando em produtividade, engajamento, motivação e resultados.

Entre em contato com a Expert Ocupacional e descubra como podemos ser parceiros nessa missão. Esperamos por você!

Powered by Rock Convert

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.