Como você está hoje? Está se sentindo desmotivado em realizar suas atividades? Se sente angustiado? Isso são sinais de que sua saúde emocional precisa de uma atenção.
Em tempos difíceis, nossa saúde emocional é desafiada constantemente, o que pode trazer sérias consequências ao nosso bem-estar. Devido à pandemia, a ocorrência de transtornos emocionais têm aumentado muito, isso preocupa os especialistas, pois o desequilíbrio das emoções podem resultar em diversos outros problemas, até mesmo físicos.
Mas afinal, qual é a importância da saúde emocional? Compartilharemos abaixo esse artigo escrito pela Juliana Danelon, Psicóloga, Psicanalista e cofundadora da Mentali.
Boa leitura!
Procure ajuda sempre
De repente algo começa a fazer parte das suas emoções e seus sentimentos. Você mal pode traduzir e entender. Tem hora que parece importante, você tenta decifrar a emoção que está aparecendo. Tenta uma, outra e nada parece fazer sentido. Daí, cai na rotina e você esquece. Parece que passou e que nunca mais vai voltar. O tempo passa. Os dias começam e terminam. Você nem se lembra do momento que um certo estranhamento te acometeu e trouxe um incomodo sem explicação. Definitivamente foi embora.
Só que você se enganou e quando menos espera algo retorna. Um sentimento que já não é mais tão estranho, é mais forte e você ainda não consegue explicar. Tristeza. Dor. Sofrimento. Insatisfação. Falta de sentido. Não é mais possível negar que algo está errado. As emoções e os sentimentos vão tomando conta com mais frequência…
É hora de procurar ajuda.
Um momento decisivo.
Primeiramente, é importante que essa percepção seja possível. O que me parece que cada vez mais as pessoas estão tendo oportunidade de obterem informações e serem conscientizadas de que as doenças emocionais estão cada vez mais presentes e merecem atenção. Porém procurar ajuda é sempre um segundo desafio. Não menos importante que o reconhecimento, mas tão difícil quanto.
Quando desmistificar o que está acontecendo e der valor ao que está sentindo, a aceitação é o próximo passo. Então é preciso falar com alguém, e agora, perceba que existem alguns caminhos possíveis.
Tudo o que você precisa é falar e ser escutado. O primeiro impulso é procurar um amigo e com ele conversar sobre o que está sentindo. Esse amigo que possa lhe acolher e te oferecer refúgio, proteção e conforto. Que não possa julgar, afinal o sofrimento é algo muito subjetivo e particular de cada pessoa, pois nem sempre o que te faz sofrer, faz com que outras pessoas sofreram. Saiba que, essa diversidade é o fato e é o que nos faz únicos.
Nem sempre, o amigo é a melhor opção, é preciso ressaltar que existem profissionais especializados, que estudaram e estudam as causas do sofrimento humano e que estão muito mais habilitados em poder: escutar, entender e ajudar a tratar. Tudo o que você está sentindo e todas as suas emoções.
Não há um caminho fácil, nenhuma fórmula retirará o sofrimento instantaneamente, mas saiba que: psicólogos e psicanalistas, os profissionais da saúde emocional, que transitam entre o saber, a experiência e sua terapia pessoal, são os profissionais indicados para ajudar as pessoas a trilharem esse caminho de retomada de sua saúde emocional.
Lembrando que a saúde emocional é a capacidade de viver lidando com todas as adversidades, os desafios e os acidentes que a vida nos convoca a viver. Não se sinta estranho e nem sozinho.
Hoje, temos estudos que já afirmam que a Depressão será a doença emocional mais incapacitante em 2020. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), mais de 300 milhões sofrem do transtorno no planeta. O Brasil é campeão de casos de depressão na América Latina, sem falar dos transtornos de ansiedade existentes. Na população mundial, 4,4% vão sofrer de alguma doença emocional até o fim deste ano.
No tratamento, pode ser necessário o uso de medicação, que deve que ser avaliado por um psiquiatra, médico especialista em Saúde Mental. Somente este profissional médico pode avaliar a necessidade e qual conduta medicamentosa será a melhor indicada para cada caso. Não é possível pensar em tratamento se esses profissionais não estiverem juntos. Na grande maioria das vezes o segredo é esse.
Se alguém que convivemos, apresentar qualquer sinal de um sofrimento emocional importante, disponibilize seu tempo e dê escuta para essa pessoa. Se é com você, não hesite em procurar ajuda! Sabia que metade das pessoas com doenças emocionais não são tratadas. A ajuda pode ser decisiva, diminui a probabilidade de sintomas mais sérios aparecerem ou que aqueles que eram tão pequenos aumentem. Pode parecer que não há saída, mas não se convença disso! Faça movimentos de procurar pessoas capacitadas e de confiança para te ajudar. Você pode ficar bem e, ficará bem, sim.
4 comentários em “Como está a sua saúde emocional hoje?”
Pingback: [junho/2021] Como ler e compreender os rótulos de alimentos? Veja! - Expert Ocupacional
Pingback: Corridas matinais: veja 6 benefícios dessa prática - Expert Ocupacional
Pingback: Diversidade no trabalho: veja a importância e como estimular! - Expert Ocupacional
Esse excelente blog realmente tem todas informações e fatos que eu precisava a respeito deste assunto e não sabia a quem perguntar.