A meditação funciona como uma forma de garantir a atenção plena, por meio da respiração e concentração. A partir disso, o profissional consegue fazer com que sua consciência esteja no momento presente, a fim de que seja possível garantir o fortalecimento da mente e do corpo. O melhor de tudo é que é possível fazer a meditação no trabalho e garantir que suas atividades tenham o melhor aproveitamento.
Quer descobrir quais os benefícios de adotar esse método e como é possível fazer? Então, continue a leitura do artigo que preparamos para você.
Quais os benefícios da meditação no trabalho?
Os benefícios da meditação no trabalho são inúmeros, podendo trazer vantagens para empresa, colaboradores e clientes. Confira, a seguir, alguns deles!
Aumento da produtividade
Para conseguir entregar bons resultados dentro da organização, é preciso que os profissionais sejam ágeis. Afinal, sempre existem demandas urgentes e que exigem maior produtividade de toda a equipe.
Quando se coloca em prática a meditação no trabalho, fica mais fácil garantir que os processos sejam executados com eficiência. Os colaboradores terão uma mente mais aberta e preparada para solucionar os possíveis problemas que venham a surgir durante as atividades.
Foco no trabalho
Um dos principais benefícios da meditação é a concentração. Isso é possível graças à autorregulação da atenção, ou seja, a capacidade cognitiva responsável por destinar e priorizar o foco em algo que queremos. Dessa forma, fica mais fácil manter a nossa atenção no desenvolvimento das demandas diárias, sem distrações.
Combate ao estresse
O estresse é um problema que afeta muitas pessoas, tanto no ambiente corporativo quanto no dia a dia da vida pessoal. Entretanto, quando se pratica a meditação no trabalho, o profissional consegue evitar muitas dores de cabeça.
Isso porque ele estará concentrado no que realmente importa, e não se abalará por qualquer discussão que envolva o seu nome. Assim, a equipe conseguirá ter mais resiliência para resolver as diversas situações de forma consciente e sem agir pela emoção, mas pela razão.
Melhora no humor
Quando trabalhamos com bom humor, tudo tende a ficar mais leve e menos cansativo, pois começamos a enxergar o lado bom das coisas, sem deixar que nos contaminemos com o pessimismo das outras pessoas. Mas, para garantir esse benefício, é fundamental que a meditação faça parte da vida dos colaboradores.
O bom humor é uma excelente forma de evitar o surgimento de doenças psíquicas e de garantir a boa produtividade do trabalhador. Além disso, essa ação ajuda a empresa como um todo, pois os funcionários terão mais atenção e empatia pelos clientes. Dessa forma, ficará mais fácil garantir a satisfação dos consumidores com o empreendimento.
Como praticar a meditação no trabalho?
Agora que você já sabe quais os principais benefícios da meditação no trabalho, é preciso saber como praticá-la. Pensando nisso, preparamos os tópicos a seguir. Veja!
Separe um tempo para a meditação
Reservar um tempo para a meditação é fundamental para conseguir encaixar essa prática nos seus compromissos diários. É importante reservar entre 5 e 20 minutos do seu dia para realizar essa prática.
Para garantir um bom aproveitamento, o ideal é meditar poucos minutos antes de iniciar as tarefas na empresa. Isso ajudará a ficar mais calmo e consciente para a jornada de trabalho.
Encontre um bom local
Para não ser interrompido por outro colaborador durante a meditação, é fundamental encontrar um lugar tranquilo dentro da empresa, que não tenha grande circulação de pessoas. Para isso, poderá escolher uma sala de reunião vazia ou um jardim, por exemplo.
Não se esqueça: antes de começar a meditar, deverá deixar o celular de lado, colando-o no silencioso. Isso ajudará a evitar interrupções, garantindo um melhor aproveitamento durante o seu momento de atenção plena.
Corrija a postura
A postura é um ponto muito importante durante o processo de meditação. Nesse momento, é possível sentar-se no chão com as pernas cruzadas, ou em uma cadeira, de forma que os joelhos fiquem alinhados com os pés no chão.
Para os iniciantes, essa postura pode causar certo incômodo. Contudo, é importante manter a posição para conseguir ter um bom fluxo da respiração, da mesma forma que estará ajudando o corpo a ficar mais alinhado, evitando possíveis problemas de saúde. Mas, se o desconforto for muito grande, poderá se mexer um pouco para aliviar o incômodo.
Tenha atenção aos pensamentos
Observar os pensamentos e a respiração durante a meditação no trabalho é fundamental para que tenha um bom aproveitamento dessa prática. Isso significa que é preciso se desapegar dos problemas ao redor e deixar os seus pensamentos fluírem sem apego, julgamento, aversão ou interferência.
No começo, poderá ser difícil manter esse nível de concentração. Mas, com o passar do tempo, ficará mais fácil ter mais atenção na hora que estiver meditando.
Mantenha os olhos abertos
Existem técnicas de meditação que possibilitam ao indivíduo fechar os olhos. Contudo, essa ação tende a precisar de muito treino de concentração para evitar que as pessoas se deixem levar pelo sono.
Então, para quem está iniciando nesse processo, o ideal é manter os olhos abertos e fixar o olhar em um ponto específico. Nesse momento em que o campo visual está estático, é possível ter uma maior percepção de outros campos, como cheiro e som ambiente.
Como você pode perceber, a meditação no trabalho traz diversos benefícios para o colaborador, para a empresa e para o consumidor final. Isso porque os profissionais conseguirão realizar suas atividades com maior empenho, dedicação e sem tanto estresse.
Para que todos esses efeitos sejam sentidos, é fundamental seguir as dicas que elaboramos ao longo do artigo sobre como aplicar a atenção plena no seu dia a dia. Assim, o trabalho ficará bem mais produtivo e leve, garantindo que a empresa se destaque no ramo de atuação.
Gostou das informações que elaboramos ao longo do artigo sobre meditação no trabalho? Então, não deixe de compartilhar este post em suas redes sociais para que outras pessoas também consigam aplicar essa técnica no seu dia a dia!
5 comentários em “Aumente a produtividade e o bem-estar corporativo através das práticas de meditação”
Pingback: Os cuidados com o colesterol alto - Expert Ocupacional
Pingback: Dia do Nutricionista: os heróis da alimentação! - Expert Ocupacional
Pingback: Como a empresa pode estimular os colaboradores a criarem hábitos saudáveis? Veja aqui! - Expert Ocupacional
Pingback: Gestão de tempo e produtividade: saiba como alcançar melhores resultados - Expert Ocupacional
Pingback: Entenda o que é RAT e como ele pode impactar seu negócio – Blog Expert Ocupacional