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Conheça os principais benefícios de uma amizade no trabalho!

Muito se fala sobre os benefícios de produtividade, motivação e oportunidade de crescimento de carreira para que o desempenho profissional seja elevado. Porém, as conexões sociais que são construídas, como a amizade no trabalho, criam um clima mais seguro, agradável e feliz, o que também se reflete de forma positiva profissionalmente.

Afinal, tenha em mente que o ambiente corporativo é onde as pessoas costumam passar a maior parte do tempo. O ideal é que esse período seja compartilhado com pessoas de confiança e amigáveis, em vez de os profissionais focarem apenas no fim de semana ou término do expediente. Inclusive, uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup mostra que ter amizade no trabalho eleva a produtividade.

Diante desse contexto, quer entender mais sobre os benefícios das boas relações e como atingir esse objetivo? Continue a leitura!

Em que consiste a amizade no trabalho?

É natural que no ambiente corporativo precise existir o contato social entre os membros, já que é necessário tomar decisões conjuntas, fazer solicitações, tirar dúvidas etc. Porém, muito mais do que um contato profissional, os colaboradores podem encontrar dentro desses espaços um amigo, alguém com quem se pode conversar, compartilhar opiniões, inseguranças, planos de carreira e pedir conselhos.

Nem todo ambiente de trabalho precisa ser visto de forma nociva e ultracompetitiva, em que todos os integrantes estão esperando uma oportunidade para “puxar o tapete” do outro e subir na carreira, como o senso comum pode imaginar. Muitas vezes, essa é a forma como o cinema retrata.

De acordo com pesquisas feitas pela Forbes, 82% das pessoas afirmam ter pelo menos uma amizade no trabalho. Outros 18% dizem não ter ninguém considerado dessa forma e apenas 2% dos participantes enxergam os colegas profissionais como inimigos.

Apesar de os números serem otimistas, diante dos benefícios que esse tipo de relação oferece, é sempre válido investir ainda mais no workship. É assim que a amizade no trabalho é definida internacionalmente.

O que define a amizade no trabalho?

Já adiantamos que esse tipo de laço social constituído apresenta inúmeros benefícios, tanto para o pessoal quanto para o profissional. Porém, trata-se de uma relação diferente de muitas outras e com características particulares, principalmente, quando ocorre de forma positiva, como:

  • limites entre o pessoal e o profissional para não prejudicar a empresa e nem o cargo;
  • separação entre a lealdade saudável e a violação de normas e éticas profissionais;
  • abertura para resolução de conflitos e discussões;
  • exposição controlada da vida pessoal etc.

Quais são os benefícios da amizade no trabalho?

Os benefícios desse tipo de relação vão além das conversas e risadas nos intervalos do expediente. Entenda mais, a seguir.

Aumento da produtividade

Construir amizades no trabalho é uma maneira de tornar o clima do ambiente mais leve e potencializar a motivação para a realização das demandas diárias. Isso aumenta a produtividade muito mais do que um local sem o desenvolvimento de laços sociais poderia proporcionar, como é mais comum no home office.

Maior engajamento

O engajamento da equipe empresarial é um passo fundamental para que a equipe tenha entrosamento e, consequentemente, mais confiança e liberdade para tirar dúvidas, fornecer e receber feedbacks positivos e negativos.

Tudo isso contribui para o crescimento de cada um individualmente, e o da própria corporação, que colhe os frutos de ter uma equipe engajada e entrosada. Caso contrário, se não houver a troca entre os membros por falta de afinidade e, até mesmo, de confiança, os resultados entregues tendem a ser mais limitados e sem a integração necessária.

Harmonia no ambiente de trabalho

Da mesma maneira, um ambiente de trabalho harmônico, em que os membros se gostam e confiam uns nos outros, é indispensável para que as interações realizadas sejam mais proveitosas. Assim, cada um consegue se sentir à vontade para compartilhar ideias e feedbacks quanto ao trabalho do outro, o que ajuda no andamento de um projeto.

Se não existir harmonia, o clima tóxico e desagradável no ambiente torna o período no trabalho desgastante, o que se reflete na queda da produtividade e pode influenciar o maior índice de turnover e de ausências dos colaboradores. Isso também é diretamente prejudicial à empresa, que precisa arcar com os custos financeiros dessas consequências.

Elevação da criatividade

A criatividade não é sorte e nem dom, ela é construída a partir do conjunto de referências existentes para cada indivíduo. Dessa maneira, é possível dizer que a troca existente entre os colegas de trabalho faz parte do processo criativo, já que um pode lapidar a ideia do outro, ao mesmo tempo em que serve de insight para o desenvolvimento de novas ideias.

Além disso, tenha em mente que a criatividade só é estimulada em ambientes harmônicos e em que existe uma relação de confiança entre os membros. Se não for o caso da corporação, as ideias tendem a ser sempre as tradicionais, que já não condizem com as necessidades atuais do mercado, que pede por mais inovação. 

Quais cuidados tomar com as amizades no trabalho?

Conforme mencionado, construir laços sociais oferece inúmeros benefícios, mas é preciso tomar alguns cuidados para garantir que o ambiente empresarial continue harmônico a longo prazo.

Incentive a tomada de iniciativa

Nem todos os ambientes corporativos são favoráveis ao estabelecimento de amizades. Por isso, é recomendado que a própria corporação incentive esse laço, seja na construção de espaços recreativos durante o intervalo de trabalho, seja com a marcação de encontros nos fins de semana etc. Tudo isso contribui para que o time se solte e fique mais à vontade.

Preste atenção em grupos fechados

A formação de conexões sociais no trabalho não pode se refletir em grupos fechados, já que os demais colegas também precisam ser incluídos nos assuntos pertinentes à corporação. Esse tipo de atitude pode ser mal vista e criar um clima desnecessário na empresa.

Tenha cuidado com o protecionismo 

A amizade no trabalho só é positiva quando ocorre de forma saudável. Assim, isso não pode significar protecionismo para encobrir falhas e utilizar qualquer outro método antiético para subir na carreira. Ainda, as críticas negativas, desde que honestas e construtivas, precisam continuar existindo.

Portanto, se você ainda tinha dúvidas sobre os benefícios da amizade no trabalho, tenha em mente o quão positivo isso pode ser para os membros e para a própria empresa. Para isso, é importante uma gestão adequada, que estimule a formação de laços de forma saudável.

Então, o que você achou do assunto? Compartilhe um comentário conosco e com os leitores, vamos debater a pauta!

2 comentários em “Conheça os principais benefícios de uma amizade no trabalho!”

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