Pesquisar
Close this search box.

Blog Expert Ocupacional

Qual a importância da cultura organizacional e como reflete na equipe?

Qual a importância da cultura organizacional e como reflete na equipe?

Missão, objetivos, expectativas e valores da empresa em relação aos seus colaboradores: tudo isso demonstra a importância da cultura organizacional, diretamente ligada aos ganhos promovidos pelas equipes de trabalho.
Empresas com uma cultura organizacional forte e consolidada tendem a ser mais bem-sucedidas. Afinal, valorizam e desenvolvem políticas para os colaboradores apresentarem altos níveis de desempenho e produtividade por meio do engajamento dos colaboradores.
Entenda melhor esse conceito, como se reflete na satisfação dos colaboradores e como fortalecer a cultura organizacional do seu negócio, neste post. Acompanhe!

Qual a real importância da cultura organizacional para as empresas?

Em geral, em um ambiente de trabalho, com uma forte cultura organizacional, seus colaboradores são orientados por expectativas objetivos claros. Por isso, trabalham mais motivados e inspirados, têm um maior envolvimento com suas tarefas diárias e com os colegas de trabalho.
Numa empresa, o mecanismo de ação e reação promovido pela cultura organizacional é relativamente simples: as questões apontadas acima elevam níveis de engajamento, aumentando a produtividade.

Como uma cultura organizacional forte se reflete na satisfação dos colaboradores?

Até aqui, falamos sobre engajamento, inspiração, motivação e produtividade. Agora, você conhecerá com mais detalhes a importância da cultura organizacional para chegar a esses resultados. Separamos alguns dos pontos mais relevantes para explicar melhor os reflexos de suas políticas no negócio. Veja!

Proporciona um bom clima organizacional

A cultura organizacional é um reflexo dos valores da empresa. Se dá pelas maneiras pelas quais você conduz negócios, gerencia o fluxo de trabalho, interage com equipe e trata seus clientes externos e internos.
Quando todas essas questões são positivas, o clima organizacional também será afirmativo. Isso significa que colaboradores vão se sentir motivados a ir trabalhar diariamente, e há grandes chances de se tornarem defensores da marca.
Lugares que valorizam sua força de trabalho transformam as equipes em seus maiores embaixadores. Além de consumir os produtos ou servidos fornecidos pela empresa, indicam para amigos, conhecidos e familiares, falam bem do local nas redes sociais e fazem com que fique conhecido por ser um ótimo lugar para trabalhar e fazer negócios.

Melhora a seleção de talentos

Pessoas que se sentem valorizadas e respeitadas pelos seus contratantes têm menos probabilidade de querer sair. Ao mesmo tempo, profissionais que estão de olho em uma boa oportunidade passam a acompanhar as vagas de emprego ou abordam a empresa por outros meios, colocando-se à disposição para futuras contratações.
Marcas cuja cultura organizacional valoriza seus colaboradores deixam as equipes felizes, significando menos rotatividade e maior atração de talentos, economizando tempo e dinheiro nos processos de contratação.

Torna os processos mais ágeis

A cultura organizacional impacta a estrutura de um local de trabalho de várias maneiras. Uma delas é que, mesmo aplicando a diversidade, consegue reunir pessoas com habilidades e competências semelhantes.
Uma equipe com experiências diferentes, mas com o perfil comportamental que se encaixa, reflete-se na agilidade ao trabalhar em conjunto, concluindo rapidamente os projetos da empresa.

Melhora o alinhamento entre os membros da equipe

Geralmente, as políticas para uma cultura organizacional forte envolvem práticas eficazes para integração de novos colaboradores. Isso inclui programas de orientação, treinamento e gestão de desempenho para auxiliar os novos contratados a se habituarem rapidamente às suas funções, nas particularidades da empresa.
Trazer agilidade para o alinhamento entre os membros da equipe com maior tempo de casa e os recém-chegados tem benefícios diretos nos pontos que citamos anteriormente. Por exemplo, tornar os processos mais ágeis e garantir o engajamento dos times.

O que pode ser feito para fortalecer a cultura organizacional da empresa?

Uma cultura organizacional forte e consolidada inclui práticas e processos como onboarding, plano de carreira, políticas de benefícios e incentivos inovadoras e adequadas ao perfil dos colaboradores.
Além de aplicar esses processos, a empresa deve assumir posturas e posicionamentos que possam melhorar seu relacionamento junto ao capital humano. Revelamos, agora, os segredos para fortalecer a cultura organizacional da empresa.

Comunicação

Saber se comunicar bem é requisito básico para aprimorar a cultura organizacional. A falta de dialogo ou a comunicação ineficiente estão entre os grandes motivos pelos quais as pessoas ficam insatisfeitas com seus empregos, começam a procurar novas oportunidades e param de defender a marca para terceiros.
Ajude sua equipe a ter uma experiência melhor, fazendo sua parte para se comunicar bem. Ao enviar e-mails e contribuir para reuniões, tente compartilhar suas ideias da forma mais nítida possível.
Quando os profissionais ficarem confusos ou preocupados com uma nova ideia, ou mudança, procure maneiras de simplificar as mensagens, utilizando exemplos específicos. Incentive, também, as perguntas, para que os colaboradores nunca guardem as dúvidas para si.

Tecnologia

A tecnologia é uma grande aliada para estabelecer uma cultura organizacional forte. Dito isso, as empresas podem investir em uma plataforma para as pessoas poderem contribuir com a evolução da empresa por meio de novas ideias e projetos, independentemente do cargo que ocupam.
Esses sistemas também permitem que as pessoas falem em particular sobre questões delicadas, como algum conflito que estejam vivenciando com os colegas de trabalho.

Consistência

A consistência é fundamental para as pessoas terem a sensação de estabilidade comum às empresas com uma forte cultura organizacional. Nesse sentido, é essencial que os processos sejam bem construídos e desenvolvidos, que não mudem o tempo todo e sua vida útil seja relativamente longa.
Se os colaboradores perceberem que tudo muda o tempo todo, ou que há uma rotatividade muito grande de colegas de trabalho, se sentirão ameaçados e vão passar a duvidar do que a cultura prega.
Como você pôde notar, a importância da cultura organizacional das empresas é motivar todos os que fazem parte do seu universo a fazer o melhor trabalho. Invista nela em seu negócio e transforme sua empresa no objetivo da carreira dos maiores talentos do mercado.


O que achou do viu por aqui? Dissemine essa ideia entre seus colegas de profissão. Compartilhe o post nas suas redes sociais.

1 comentário em “Qual a importância da cultura organizacional e como reflete na equipe?”

  1. Pingback: Gestão de tempo e produtividade: saiba como alcançar melhores resultados – Blog Expert Ocupacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o conteúdo

Inscreva-se na nossa Newsletter

Rolar para cima