Pesquisar
Close this search box.

Blog Expert Ocupacional

Conheça o conceito de gamificação corporativa e seus benefícios

Os jogos fazem parte da vida de muitas pessoas, desde crianças até adultos. No entanto, o que parece ser surpresa para muitos é a gamificação corporativa. Esse conceito se refere à promoção de games, voltados para as demandas profissionais, que recompensam os colaboradores. 

Em outras palavras, diferentemente de outros jogos, a gamificação corporativa não tem o objetivo de entreter. Na verdade, trata-se de uma estratégia pensada para motivar e otimizar a técnica do profissional a partir da dinâmica. 

Aplicar a gamificação corporativa oferece inúmeros benefícios e pode servir em diferentes contextos. Quer saber mais sobre o assunto? Continue conosco e fique por dentro do assunto!

O que é a gamificação corporativa?

Como dito, a gamificação corporativa consiste na introdução de jogos para os colaboradores dentro de uma empresa. Dessa forma, eles são desafiados a executar determinada tarefa, com base nas regras estipuladas. Conforme o resultado, os profissionais podem ser recompensados do modo como a corporação decidir.

A gamificação não é um conceito novo no entretenimento nem no ambiente corporativo. Porém, com a pandemia da Covid-19, ela se tornou ainda mais popular. Isso porque um maior número de empresas sentiram mais necessidade de engajar e elevar a produtividade nos membros. Então, a gamificação corporativa surgiu como uma estratégia possível e eficaz. 

Como funciona a gamificação corporativa?

Após a leitura do último tópico, você reparou que a gamificação corporativa varia de empresa para empresa, não é mesmo? No entanto, de modo geral, é possível utilizar fases, personagens, desafios e recompensas, tal qual um jogo tradicional. 

Para isso, a corporação pode investir em táticas simples ou mais complexas. Por exemplo, algumas criam aplicativos de celular para simular reuniões ou outras demandas da empresa e permitem que os colaboradores executem o que for proposto. Normalmente, existem fases que mostram a evolução do profissional e, ao final, o prêmio conquistado.

Além disso, também existe a possibilidade da gamificação corporativa funcionar com mais simplicidade. É o caso da implementação de um jogo de perguntas e respostas formulado em um slide, verbalizado em reuniões etc. Acompanhe algumas sugestões a seguir:

  • gincanas;
  • jogos de tabuleiro;
  • jogos de imersão;
  • escape games;
  • role play.

A premiação pode envolver bolsas de estudo, viagens corporativas, valor em dinheiro e muito mais. Isso fica a critério da empresa, que deve analisar o perfil dos seus colaboradores para entender quais recompensas podem ter mais aceitação e quais são as possibilidades financeiras do negócio.

Quais são os benefícios da gamificação corporativa?

Quer entender mais sobre os benefícios que a aplicação desse conceito pode oferecer? Já adiantamos que existem muitos ganhos pessoais e coletivos com essa prática. Conheça os principais!

Aumenta o engajamento

A gamificação corporativa é uma maneira de manter os colaboradores engajados. Afinal, existe uma recompensa por trás de cada ação. Sem essa estratégia, os profissionais podem evoluir nas demandas, ser promovidos etc. 

No entanto, a aplicação de jogos fornece benefícios mais diretos e em um período estipulado: após a vitória. Além disso, considere que a gamificação também estimula o senso competitivo de cada membro, o que pode servir como motivação.

Ajuda no cumprimento de metas

Nem sempre as corporações deixam as metas claras e realistas. Naturalmente, isso prejudica o desempenho dos colaboradores por não terem total noção do que fazer e por que fazer. Por outro lado, faz parte da natureza da gamificação ter metas bem esclarecidas para que os participantes saibam exatamente o que deve ser feito. Assim, as metas podem ser cumpridas com mais facilidade.

Constrói feedbacks mais produtivos

A ausência de feedbacks ou a má execução deles contribui para a desmotivação dos colaboradores. Ainda, isso adia a evolução de cada um. No entanto, com a gamificação, é possível construir feedbacks mais produtivos. 

Isso porque existem diferentes fases e desafios. Passar por cada uma delas e se aproximar mais da recompensa final mostra que o profissional tem executado bem suas demandas. Considere também que errar é especialmente importante nesses games, já que isso deixa claro o que deve ou não ser feito no trabalho.

Contribui para reter conhecimento

Conforme mencionado, a gamificação é uma oportunidade de aprendizado para os colaboradores. Afinal, os erros levam à regressão no jogo e os acertos à evolução. Assim, o conhecimento sobre o que é certo ou errado no ambiente de trabalho fica mais claro. 

Tenha em mente que a gamificação ajuda a prender a atenção e tornar o processo mais prazeroso e divertido. Assim, ela tende a ser mais eficiente do que treinamentos corporativos ou qualquer outra prática no trabalho.

Auxilia na colaboração de equipes

A competição faz parte dos jogos cooperativos e, inclusive, é vista como um benefício. Porém, a gamificação também auxilia na colaboração de equipes, de acordo com a aplicação de cada empresa. Por exemplo, algumas optam por jogos divididos por equipes. 

Nesse caso, é preciso que todos os membros se unam em torno do mesmo objetivo e aprendam a delegar tarefas e a dividir conhecimentos. Ainda, existe a opção do jogo ser individual, mas a recompensa só existe quando todos preencherem determinado critério. Desse modo, todos evoluem e precisam se ajudar para atingir o objetivo.

Reduz o estresse 

A rotina do trabalho pode ser estressante para muitas pessoas. Afinal, é necessário cumprir metas e obedecer horários e regras diariamente. Mesmo assim, nem sempre os resultados obtidos são os desejados. É natural que isso gere frustração e diminua o bom humor.

Como consequência, a produtividade e a motivação tendem a ser afetadas. Isso também prejudica a amizade no trabalho, que contribui para o melhor desempenho profissional. Por outro lado, ao aplicar a gamificação corporativa, há uma tendência à liberação de hormônios da felicidade e do bem-estar, principalmente pela recompensa envolvida.

Percebeu como a gamificação corporativa oferece inúmeros benefícios? Após esse entendimento, é importante analisar como a sua corporação deve colocá-la em prática. Como dito, a escolha varia para cada negócio, o que depende das condições financeiras, infraestrutura, quantidade de membros, segmento etc. Assim, faça a avaliação necessária e aplique da melhor maneira.

O nosso post foi útil para tirar suas dúvidas sobre gamificação corporativa? Assine a newsletter e não perca mais as nossas atualizações de conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o conteúdo

Inscreva-se na nossa Newsletter

Rolar para cima