Pesquisar
Close this search box.

Blog Expert Ocupacional

Janeiro Branco: como garantir a saúde mental dos funcionários?

A saúde mental no ambiente laboral é algo priorizado pela sua empresa? Além de ser fundamental para a qualidade de vida dos seus colaboradores, também é importante na retenção de talentos em sua organização.

De acordo com levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças relacionadas a questões mentais como a ansiedade e a depressão, são consideradas como causadoras de grande parte da queda de produtividade dos profissionais. O que acaba interferindo na permanência em seus cargos, e também nos resultados das empresas.

A depressão e a ansiedade são alguns dos principais transtornos apresentados, especialmente em períodos de incertezas. Por isso, além de buscar impedir que ocorra problemas para o negócio, e para os profissionais que nela atuam, é importante que a empresa participe e desenvolva campanhas internas com esse foco.

Neste conteúdo que preparamos iremos explicar o que é Janeiro Branco e como trabalhar a saúde emocional dos seus colaboradores pode trazer benefícios para sua empresa. Vamos lá!

Tema do Janeiro Branco 2023

O Janeiro Branco é uma campanha que segue a linha das Campanhas do Outubro Rosa, Novembro Azul e Dezembro Laranja. O seu propósito é evidenciar para a humanidade as questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

Mas porque a cor branca e o mês de Janeiro? Bem, no primeiro mês do ano, simbolicamente e culturalmente falando, as pessoas estão mais dispostas a refletirem sobre suas vidas, sobre suas relações sociais, sobre suas emoções e sua existência. 

E, fazendo uma analogia com uma tela em branco, todos têm a possibilidade de se inspirarem a escrever as suas próprias histórias de vida.

Por isso a campanha do Janeiro Branco busca incentivar a promoção de palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas, caminhadas, rodas de conversa e etc. Sempre com a temática voltada para a saúde mental e emocional das pessoas.

Para 2023, o tema do Janeiro Branco é “O mundo pede saúde mental”, replicando a temática adotada em 2022. O site oficial indica que as pessoas levem as mensagens por todos os lugares onde circulam: roda de amigos, trabalho, igreja, fomentando uma grande rede de apoio e proteção para a saúde mental.

Janeiro Branco: por que falar na empresa?

O Janeiro Branco 2023 deve ser massificado nas empresas, com o intuito de promover a saúde mental dos colaboradores. 

Assim, as empresas e os profissionais são convidados a participar com mais afinco dos eventos de 2023, priorizando espaços abertos e meios online para conscientizar a população do quanto o projeto é significativo e indispensável para a vida de todo ser humano.

O Janeiro Branco de 2023 pode promover:

  • oficinas;
  • cursos; 
  • entrevistas midiáticas;
  • palestras;
  • palestras relâmpago;
  • workshops;
  • caminhadas; 
  • rodas de conversa.

Quais os benefícios de implementar o Janeiro Branco na organização?

Falar de saúde mental na empresa pode desmistificar alguns tabus, entre eles, o pensamento de que as pessoas que buscam profissionais que tratam da saúde da mente estão loucas.

Reverter esse pensamento é o primeiro passo para criar uma cultura de cuidados consigo mesmo e com os outros. Ao implementar esse projeto na empresa, os benefícios coletados vão ser bem perceptíveis em cada membro da sua equipe.

Agora que você já sabe a importância de pensar na boa saúde mental no trabalho, veja outros benefícios que essa ação pode proporcionar ao seu negócio:

Redução do índice de absenteísmo e turnover

Colaboradores mentalmente saudáveis tendem a faltar menos no trabalho e até mesmo buscar outras oportunidades de atuação. Isso porque estão mais satisfeitos e trabalhando em um ambiente agradável e alegre, percebem o valor que tem para a empresa.

Colaboradores mais satisfeitos e produtivos

Uma empresa que se preocupa com os seus profissionais e adota ações para promover satisfação e qualidade de vida, tem como resultado trabalhadores mais produtivos e satisfeitos. Afinal, como falamos anteriormente, conseguem perceber que são valorizados e, com isso, a tendência é que trabalhem com alegria e afinco.

Maior inter-relação entre os profissionais

O trabalho realizado para reduzir transtornos mentais como ansiedade, depressão e estresse favorece a interação entre os colaboradores, tornando-os mais unidos e colaborativos para o trabalho e solução de problemas que venham surgir.

Melhor atendimento a clientes 

Trabalhadores satisfeitos e com um ambiente de trabalho saudável tendem a tratar melhor os clientes, pois não há stress, pressão, cobranças e outras questões negativas que podem afetar o seu relacionamento e execução das atividades laborais.

Ideias de ações para empresas

Como você pôde perceber, se importar com a saúde mental na empresa é algo que necessita de organização e planejamento constantemente. 

Que tal conhecer algumas ações que podem ser implementadas em sua organização? Vejamos a seguir algumas ações que poderão ser muito úteis:

1. Desenvolva um programa de saúde mental

Após analisar as necessidades e a realidade da sua empresa em relação às questões da saúde mental dos funcionários, é hora de desenvolver um programa focado em eliminar este obstáculo.

É necessário contar com iniciativas para otimizar a qualidade de vida de todos. Ninguém está satisfeito trabalhando sob pressão, mas, muitas vezes, é necessário atuar nessas situações. Sendo assim, as estratégias devem ser direcionadas para o combate de situações adversas sem prejudicar a si mesmo e a empresa.

2. Ofereça benefícios

Um dos benefícios mais ligados à saúde e ao bem-estar é o plano de saúde. No entanto, optar por também oferecer o atendimento de um profissional para conversar com os colaboradores, pode ser uma ótima maneira de estimular os colaboradores a refletirem sobre a própria saúde mental.

Outra opção pode ser a parceria com empresas e profissionais ligados à saúde mental que ofereçam descontos. Assim, caso o colaborador necessite de apoio externo a empresa ele terá com quem contar.

3. Incentive atividades físicas

Praticar atividades físicas proporcionam benefícios ao ser humano como um todo, porém, nem sempre sobra tempo para se dedicar a esse tipo de atividade. 

Existem educadores físicos que se dedicam a atender empresas, com exercícios laborais e atividades recreativas. As atividades de lazer também são importantes para se ter uma boa saúde mental e são possíveis de fazê-las no dia a dia da própria empresa.

4. Apoie os colaboradores

Desenvolva campanhas e programas que favoreçam o desenvolvimento da amizade entre os colaboradores, assim como um ambiente leve e sem estresse.

Além disso, torna-se um hábito ser grato ao empenho dos funcionários. Reconhecer o seu valor com um simples obrigado já pode ser suficiente para que eles se sintam reconhecidos. 

5. Sempre faça feedbacks

Por mais que a saúde mental esteja evidente na sociedade moderna, ela ainda é vista como um tabu para alguns empreendedores e, inclusive, para boa parte dos trabalhadores. Isso porque, é difícil identificar tais transtornos.

Esse tipo de comportamento é prejudicial para ambas as partes, sendo necessário manter um ambiente saudável para tratar com naturalidade esses assuntos. Os trabalhadores podem não ficar à vontade em uma conversa aberta, mas desabafam em momentos específicos como aqueles reservados para feedback.

Por que o Janeiro Branco tem relação com a segurança do trabalho?

Pode-se afirmar que o Janeiro Branco está diretamente relacionado com a segurança do trabalho. Isso porque todos os profissionais são constituídos de corpo e mente, e todas as suas atuações partem do que eles pensam. Vale destacar que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão atinge 4,4% da população do mundo.

No Brasil, essa estatística chega a 5,8% de pessoas com esse transtorno. O mal vem acompanhado de alto índice de ansiedade. São números preocupantes que trazem para o interior das empresas a confirmação de que é um assunto inserido na segurança do trabalho e que é necessário desenvolvê-lo com maior frequência..

Além disso, o assunto saúde mental deve ser tratado seriamente devido à necessidade do trabalho com a subjetividade do ser humano, pois cada um tem o seu mundo mental. Dependendo da resistência de cada pessoa, os problemas mentais, em muitos casos, são bem silenciosos. Por isso, é difícil tomar medidas que possam evitar consequências graves, como o suicídio.

Benefícios de promover a saúde mental na empresa

Colaboradores com ansiedade, depressão e estresse elevado, normalmente ficam desmotivados. A qualidade das atividades realizadas por eles acabam sofrendo interferências negativas, assim como o relacionamento com a equipe e com os gestores. 

O resultado disso é um clima ruim na organização, uma produtividade pequena e sem qualidade, e consequentemente a redução no crescimento da empresa.

Como falamos anteriormente, contar com profissionais mentalmente saudáveis pode tornar sua empresa mais produtiva, mais alegre, e claro com um clima organizacional de mais qualidade. Esses fatores já são essenciais para que as lideranças percebam o valor de pensar na saúde mental da sua equipe.

Qual a importância do slogan da campanha?

A campanha Janeiro Branco iniciou em 2014, com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, como vimos. Desde então, trata dos cuidados da saúde mental como forma preventiva e curativa. É uma ação que vai diretamente ao encontro da necessidade de todo ser humano. Afinal, todas as práticas, ações e reações se iniciam pelo pensar.

Ao ter consciência desse fato, as pessoas poderão entender a importância de ações sociais, de realizar intervenções adequadas, de políticas públicas, de orientações de profissionais especializados e da frequente circulação de conhecimentos que abordam temas sobre a saúde da mente. Afinal, entende-se que o mundo, cada dia mais, precisa de um pacto pela saúde mental.

Como observamos, o valor da campanha Janeiro Branco é grandioso e fundamental para promover a saúde mental das pessoas. Esse projeto pode ser promovido na sua organização para impactar diretamente os seus funcionários.

Aproveite o mês de janeiro para desenvolver alguns formatos que motivem os profissionais a cuidarem da saúde mental, como palestras, alertas de conscientização, ajuda de especialistas da área e outras formas de intensificar a importância do bem-estar psicológico.

Achou o post interessante? Para acompanhar as nossas postagens e ler mais conteúdos importantes, você pode curtir a nossa página no Facebook.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o conteúdo

Inscreva-se na nossa Newsletter

Rolar para cima