No final de 2021, o surto da gripe H3N2 atingiu diversas regiões brasileiras e preocupou muitas pessoas. Entre elas, os profissionais que precisaram se ausentar do trabalho por um período para evitar a transmissão. Situações como essas ajudam a explicar a importância da campanha contra a gripe em 2022.
Isto é, a doença pode comprometer a saúde de muitos e exigir repouso para conter os sintomas, principalmente de quem for do grupo de risco. É natural que isso também afete os afazeres diários de cada um. Além disso, considere que a gripe é uma doença altamente contagiosa. Se não houver campanhas para uma maior conscientização, cada vez mais pessoas devem sofrer com isso.
Então, quer entender mais sobre a importância da campanha contra a gripe e as demais informações sobre ela? Continue a leitura!
O que é a campanha contra a gripe?
Primeiramente, é preciso entender a definição da campanha contra a gripe. Como o próprio nome sugere, trata-se de um conjunto de estratégias adotadas para controlar os casos dessa doença e minimizar os impactos.
Uma das principais maneiras de fazer isso com essa e as demais doenças virais é seguir o plano de vacinação. Essa recomendação foi incorporada pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) em 1999. Assim, existe um planejamento de atendimento e vacinação organizado por município.
Muitas vezes, a vacina fica disponível para a população brasileira gratuitamente. De todo modo, as redes privadas, como empresas que visam proteger seus colaboradores, podem adquirir esse item. Ainda assim, saiba que existem outras medidas a serem tomadas na campanha contra a gripe. É o caso do incentivo à higienização das mãos, ao isolamento e ao uso de máscara em caso de sintomas.
Quando a campanha contra a gripe acontece?
Conseguiu entender do que se trata a campanha contra a gripe? Então, saiba que ela costuma ocorrer anualmente, já que o vírus da gripe sofre mutações e precisa de proteção vacinal ‘’atualizada’’. Assim, em 2022, ela se inicia no mês de março.
É importante ficar de olho no período da campanha, especialmente porque, em 2021, a adesão a ela foi baixa. Isso ocorreu em meio à pandemia da covid-19, que expõe o mundo à contaminação desse vírus, inclusive a população de risco.
Qual é o público-alvo da campanha contra a gripe?
O público-alvo da campanha contra a gripe considera as populações mais expostas ao vírus e mais suscetíveis a desenvolver consequências piores. É o caso de:
- povos indígenas;
- crianças (de 6 meses a 6 anos);
- puérperas;
- gestantes;
- professores do ensino básico e do superior;
- trabalhadores da saúde;
- idosos;
- pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
- caminhoneiros;
- trabalhadores portuários;
- pessoas com deficiência permanente;
- funcionários do sistema prisional;
- membros das Forças Armadas e das Forças de Segurança e Salvamento;
- etc.
É indispensável sempre se manter atualizado quanto a essa informação. Isso porque, de 2020 para 2021, a cobertura da vacina diminuiu mais de 10%, o que deixou de lado alguns grupos. Além disso, o público-alvo dessa campanha não é o mesmo de outras, como a da covid-19. Por exemplo, durante meses, as crianças não puderam tomar a vacina contra o coronavírus, mas estavam liberadas contra a gripe.
As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário podem se vacinar após o término da vacinação no público-alvo. A única exceção e contraindicação fica para bebês abaixo dos seis meses de vida e para quem teve fortes reações alérgicas a doses anteriores.
Quais são os principais motivos para apoiar a campanha contra a gripe?
Conforme mencionado, apesar de parecer inofensiva para muitos, a gripe pode ter fortes consequências. Isso é refletido em sintomas mais graves — especialmente para grupos de risco —, em aumento do risco de contaminação, em restrição das atividades etc. Saiba mais sobre os principais motivos envolvidos a seguir!
Consequências graves
Os sintomas mais graves que costumam atingir a população envolvem calafrios, dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça e alguns outros. Se eles persistirem e se tornarem cada vez mais intensos, o paciente pode falecer.
E, ainda, considere que essa patologia também pode deixar sequelas, como o aumento do risco de derrames e de ataque cardíaco. Naturalmente, os mais afetados com esses problemas são as pessoas do grupo de risco, como crianças e idosos.
Agravamento de doenças crônicas
Assim como a covid-19 pode atuar como um gatilho para doenças já existentes no paciente, a gripe age similarmente. Esse quadro é mais comum quando as doenças são cardíacas e respiratórias ou quando se trata de diabetes. Dessa forma, mesmo que esses pacientes passem por um tratamento precoce e eficaz, existem sérios riscos de hospitalizações ou óbito.
Risco de contaminação
Você já reparou que a gripe não afeta apenas uma pessoa, mas também contagia rapidamente muitas outras? Isso ocorre pelo contato em superfícies contaminadas com o vírus, como no trabalho, no transporte público etc., ou pela transmissão pelas vias áreas.
Esses riscos se ampliam se você considerar que, com o número de mortos da pandemia mais controlado em decorrência da vacina, houve a flexibilização de muitas medidas. Diante desse contexto, sair sem máscara e evitar o distanciamento social tende a ser cada vez mais comum.
Proteção contra a cepa H3N2
Vírus podem sofrer mutações, o que justifica a necessidade da vacinação anual. Então, se você tomou a vacina contra gripe há dois anos, pode não estar suficientemente protegido contra a doença. Inclusive, foi a atualização do vírus, a cepa H3N2, que causou a já citada epidemia de gripe.
Isto é, a composição da vacina contra a gripe é anualmente atualizada, conforme as novas necessidades e as diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Logo, é igualmente importante se engajar na campanha contra a gripe em 2022.
Conseguiu entender os motivos que explicam a relevância da campanha contra a gripe? Como visto, em alguns momentos, as pessoas não se atentam para ela suficientemente. Isso contribui para o surgimento de surtos ou epidemias, que podem comprometer a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Por isso, aderir à vacinação e se engajar nela e na prevenção contra a gripe é fundamental.
Gostou de saber mais sobre a campanha contra a gripe? Assine nossa newsletter e garanta sua atualização nos próximos conteúdos!
2 comentários em “Campanha contra a Gripe 2022: entenda a importância de se vacinar”
Pingback: [jun 2022] Como cuidar da saúde no inverno? Saiba! - Expert Ocupacional
Pingback: Dia da Gestante: cuidados na gravidez - Expert Ocupacional