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Cultura organizacional em tempos de crescimento: como adotá-la!

A cultura organizacional em tempos de crescimento diz respeito a uma cultura voltada para a expansão da empresa. Por meio dela, os processos do empreendimento têm o objetivo de conquistar um espaço maior no mercado e estabelecer o negócio como um dos maiores no seu setor de atuação.

Esse crescimento precisa ser constante (mês a mês) e cauteloso, para que consiga garantir alta performance da empresa e a produtividade dos colaboradores, sem que haja uma pressão desequilibrada e sobrecarga da equipe. 

Quer descobrir como adotar a cultura organizacional do crescimento na sua empresa? Então, não deixe de conferir todos os tópicos do artigo. Boa leitura! 

Por que adotar a cultura de crescimento na empresa?

Como já citamos inicialmente, ao adotar a cultura organizacional na empresa, é possível fazer com que a companhia seja uma das maiores organizações no seu ramo de atuação. Isso acontece porque, por meio dessa estratégia, você conseguirá desenvolver diretrizes para o negócio, como reunir hábitos, valores, crenças, comportamentos e políticas externas e internas no empreendimento.

Além disso, uma boa cultura organizacional também consegue motivar os colaboradores a crescer junto com a companhia, evitando que o profissional tenha faltas recorrentes no seu dia a dia de trabalho. Da mesma forma que diminui a rotatividade no ambiente corporativo, aumenta o comprometimento dos funcionários e a dedicação com suas demandas.

Assim, ao adotar metas para sua equipe e para o empreendimento, será possível observar melhor quais as dificuldades e necessidades de cada profissional. A partir disso, você conseguirá elaborar estratégias que visem engajar mais a equipe e garantir que ela consiga entregar um trabalho cada vez mais excepcional. Isso permite que a cultura organizacional em tempos de crescimento seja realmente efetiva na companhia.

Como adotar a cultura de crescimento?

Para saber como adotar a cultura organizacional em tempos de crescimento, é preciso estar atento aos valores dessa estratégia. Confira quais são eles nos tópicos a seguir!

Aprendizado contínuo

Estimular o aprendizado contínuo é uma das principais estratégias que devem ser adotadas na cultura do crescimento. Isso porque você conseguirá garantir que os profissionais desenvolvam novas habilidades, sejam elas comportamentais ou técnicas, o que possibilita potencializar o trabalho do seu time, trazendo ganhos significativos tanto para a empresa quanto para os colaboradores.

Contudo, para que a equipe esteja mais preparada para enfrentar os desafios diários de suas atividades, também é preciso que sua gestão seja aberta. Isso significa que você deverá ter um espaço reservado para que os profissionais tirem as suas dúvidas sobre os mais variados assuntos, desde os mais simples até os mais complexos. Por mais que uma pergunta possa parecer óbvia, ela poderá fazer muita diferença na execução das demandas de um profissional e, assim, impactar diretamente o seu desempenho.

Inovação

A inovação faz parte do crescimento de uma empresa. Por meio dessa estratégia, é possível alcançar mais ousadia, coragem e experiência na rotina da empresa. Para colocá-la em prática, é preciso que o gestor pense fora da caixa. Ou seja, ele deve estar preparado para correr riscos e aprender com os erros.

Além disso, é necessário mudar o padrão de trabalho. Isso significa que você deverá dar a oportunidade dos colaboradores testarem suas ideias. Com o apoio necessário, o seu time conseguirá elaborar projetos que tragam resultados satisfatórios e que mudem o patamar da organização. 

Feedbacks

Os feedbacks fazem parte dos pilares que ajudam no crescimento da cultura organizacional. Mas essa avaliação de desempenho não deve ser feita apenas de maneira formal, como em grande parte dos empreendimentos. Para que essa ação funcione como esperado, é necessário que os feedbacks sejam contínuos e construtivos.

Isso significa que é preciso fazer elogios verdadeiros e críticas construtivas, que ajudem os profissionais a encontrar o melhor caminho para sua evolução no seu dia a dia de trabalho. Ao elencar as falhas e os acertos, de forma consciente e sem arrogância, você conseguirá fazer com que os funcionários compreendam que o objetivo do seu feedback é ajudá-los em sua evolução e garantir que os processos organizacionais sejam executados com excelência.

Segurança

Apesar de não ser uma prática aconselhável, é comum muitas organizações acusarem um profissional sempre que algo não sai como planejado dentro da companhia. Essa ação não deve fazer parte da cultura organizacional, pois as pessoas se sentem pressionadas e inseguras no ambiente corporativo, com medo de represálias.

Ao contrário disso, para garantir que a cultura organizacional em tempos de crescimento gere segurança, é necessário que os líderes e gestores ajam sempre com transparência e justiça em suas ações. Eles devem ser exemplos para os demais funcionários. Dessa forma, a equipe passa a se espelhar nesse comportamento, o que gera confiança, responsabilidade e autonomia para conquistar os melhores resultados em suas atividades diárias. 

Empatia

Adotar a empatia também deve fazer parte da cultura organizacional. Você precisa prestar atenção na forma como os profissionais se sentem e se comportam na companhia. É necessário estar atento às necessidades pessoais e profissionais de cada colaborador. Ou seja, se coloque no lugar das outras pessoas e aja como você gostaria que elas agissem com você, de forma empática e prestativa.

Além disso, é preciso ser flexível e ouvir o que os funcionários têm a falar com você. Esteja sempre aberto ao diálogo e à ajuda para que consiga pôr em prática a empatia. Dessa forma, a equipe terá mais confiança nos líderes e se sentirá mais à vontade para trabalhar na empresa, pois o clima organizacional estará harmônico e propício para o crescimento da companhia e dos colaboradores.

Além das dicas que elaboramos ao longo do artigo de como adotar a cultura organizacional em tempos de crescimento, também é preciso contar com a ajuda de uma empresa que valorize a integração e a felicidade corporativa. Um exemplo disso é a Expert, que oferece soluções completas para a gestão ocupacional, afastamento, absenteísmo e bem-estar corporativo. Suas soluções são customizadas e focadas em criar, inovar e desenvolver serviços e processos que são fundamentais para o seu negócio. 

Quer entender melhor como os serviços ofertados pela Expert ajudam o seu negócio? Entre em contato conosco e veja como otimizar sua cultura organizacional. Garantimos que você vai adorar!

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