Pesquisar
Close this search box.

Blog Expert Ocupacional

Abril Verde: 5 dicas para colocar essa campanha em prática

O Abril Verde consiste em uma campanha de conscientização e prevenção de acidentes de trabalho. Movimentos como esses são importantes especialmente porque os dados servem de alerta. Por exemplo, o Brasil é o 4º país com maior número de mortes em acidentes de trabalho, segundo a OIT. Você sabia?

Muitas vezes, situações como essas poderiam ser evitadas se os devidos cuidados fossem tomados. Afinal, existe uma série de recomendações ou exigências jurídicas para oferecer um ambiente de trabalho mais seguro. Se elas forem negligenciadas, uma empresa pode sofrer punições, além de outras consequências.

Diante desse contexto, que tal aprender mais sobre o funcionamento do Abril Verde e dicas de como colocá-lo em prática? Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é o Abril Verde?

Conforme mencionado, o Abril Verde é uma campanha que ocorre no mês de abril para conscientizar e prevenir acidentes laborais. Esse movimento já acontece há uns anos, devido aos dados alarmantes de acidentes no trabalho. 

O mês de abril foi escolhido para uma maior discussão por alguns motivos, como a existência de datas relacionadas ao tema. Por exemplo, 07 de abril é o Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril é o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Essa última data foi criada em homenagem a vítimas desses acidentes, como a explosão em uma mina nos Estados Unidos, que matou 78 trabalhadores. 

A escolha do verde para representar a campanha refere-se à cor da segurança do trabalho. Da mesma maneira, o Setembro Amarelo escolheu essa cor pela relação dela com a prevenção ao suicídio. O mesmo ocorre com o Outubro Rosa, o Novembro Azul etc.

Qual é a importância do Abril Verde?

Como foi possível notar, os dados de acidentes laborais são preocupantes e devem servir de alerta para as pessoas. Isso inclui tanto os colaboradores, que precisam entender a importância de seguir as recomendações, quanto as empresas. Estas têm deveres éticos e jurídicos com a saúde e a segurança do colaborador. Logo, devem se conscientizar sobre o Abril Verde. 

A situação se torna ainda mais alarmante se forem observados os dados nacionais. Por exemplo, segundo o Diesat, entre 2012 e 2018, houve o registro de 4,7 milhões de acidentes ocupacionais no Brasil. Esses números incluem óbitos, pessoas que passaram a enfrentar doenças crônicas e que precisaram se ausentar do trabalho temporariamente e aquelas que tiveram que se aposentar em decorrência desse tipo de acidente. 

Apesar disso, o Abril Verde não é tão conhecido entre as pessoas quanto outras campanhas. É o caso das já citadas Outubro Rosa, Setembro Amarelo etc. Então, é indispensável aprender mais sobre esse movimento, criar uma cultura preventiva e levar a mensagem para mais pessoas.

Quais são as ações para colocar o Abril Verde em prática?

Diante da importância já apresentada do Abril Verde, é válido conhecer algumas ações para colocar essa campanha em prática. Acompanhe 5 delas!

1. Utilize a cor verde na decoração da empresa

É possível colocar a campanha em prática a partir de ações simples, como decorar a empresa com a cor verde. Afinal, isso ajuda a chamar a atenção dos colaboradores e da sociedade como um todo para esse movimento.

Dessa maneira, a corporação desperta o interesse pela conscientização e prevenção dos acidentes de trabalho. Assim, decore a sua empresa na cor verde de diferentes formas, isso varia conforme a estética adotada e os limites da criatividade. Por exemplo, conte com adesivos, balões, banners, faixas, cartazes e muito mais.

2. Faça a SIPAT

A SIPAT quer dizer Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Como o próprio nome sugere, a sigla corresponde à realização de eventos que abordem essa temática por um período. Inclusive, adotar a SIPAT no meio empresarial é uma atividade obrigatória de muitas corporações, conforme a CIPA. 

A SIPAT é importante para que a temática seja desenvolvida com mais profundidade e mostre o real interesse da empresa em conscientizar as pessoas. Isso porque escolher apenas um dia para tocar no assunto do Abril Verde costuma ser insuficiente. 

3. Compartilhe os riscos envolvidos

Existem inúmeras atividades ocupacionais arriscadas, mas nem sempre os colaboradores percebem esse fato. Isso pode envolver desde demandas que exigem o contato com produtos químicos até lesões por atividades repetitivas.

Por isso, é importante que os riscos envolvidos sejam compartilhados, o que pode ser feito com auxílio da NR9. A norma serve para assegurar a integridade física e mental dos colaboradores ao deixar evidentes os riscos de cada atividade. 

4. Tenha um manual de segurança

Outra forma de conscientizar e prevenir os acidentes de trabalho é adotar um manual de segurança, conforme as orientações do SST. Nesse documento devem ser incluídos os principais procedimentos a serem seguidos.

Além disso, o manual de segurança também deve ser compartilhado, e as práticas incentivadas entre os colaboradores. Esse passo se torna mais simples ao seguir a recomendação anterior, do compartilhamento dos riscos envolvidos nas atividades. 

Em conjunto com isso, também é fundamental oferecer treinamentos para que os profissionais tenham uma maior noção de como colocar o manual em prática. Naturalmente, esse tipo de treino precisa ser adaptado para cada setor e as suas particularidades de periculosidade.

5. Invista em prevenção

É nítido que a prevenção é a melhor forma de não virar estatística e causar acidentes. Ainda assim, é preciso que as empresas levem isso a sério, a ponto de construírem uma cultura preventiva. Isso ocorre ao cumprir as orientações jurídicas e investir nas ferramentas necessárias.

Além disso, essa prática também incentiva a maior conscientização dos colaboradores. Afinal, essa ação mostra que os gestores se preocupam e desejam garantir a integridade física e mental dos profissionais. 

Percebeu como é possível implementar o Abril Verde na sua empresa? Investir nessas práticas ajuda a preservar a saúde dos seus colaboradores. Além disso, é uma forma de garantir a conformidade da empresa com as orientações jurídicas. Outro ponto positivo é evitar os afastamentos no trabalho por doenças e acidentes, o que compromete a qualidade e a produtividade laboral.

Gostou de saber mais sobre o Abril Verde? Assine nossa newsletter e continue por dentro dos nossos próximos conteúdos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o conteúdo

Inscreva-se na nossa Newsletter

Rolar para cima