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Prevenção de acidentes de trabalho: veja como fazer na empresa!

Os acidentes de trabalho ocorrem em momentos inesperados e quando não há investimentos em medidas de prevenção. Contudo, além de ser um aspecto legal, essa deve ser uma preocupação importante ao buscar a qualidade no ambiente laboral e no desempenho do colaborador. 

Toda empresa deve fazer a conscientização de seus colaboradores, fornecer EPIs e, dependendo do seu porte, fazer o estabelecimento da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é obrigatório. Além disso, é fundamental executar o cumprimento das normas de segurança coletivas e individuais ligadas às responsabilidades de cada colaborador.

Preparamos para você as melhores dicas de como prevenir acidentes de trabalho. Acompanhe!

Surgimento das Normas Regulamentadoras

As Normas Regulamentadoras (NR) são medidas integrantes do Capítulo V (Da Segurança e da Medicina do Trabalho), do Título II da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), criadas em 22 de dezembro de 1977. Elas formam as obrigações, direitos e deveres que as empresas e seus colaboradores devem cumprir, buscando assegurar a segurança e a saúde no ambiente de trabalho.

Na época em que foram criadas, o Brasil estava em pleno desenvolvimento, mas as organizações privadas tinham carência de normas que regulamentassem a segurança do trabalhador. Devido a isso, havia um grande número de acidentes de trabalho.

Nos canteiros de obras, por exemplo, a cada sete trabalhadores, um sofria algum tipo de acidente, e que dependendo da gravidade, podia levar até ao óbito. Por isso, diante desses problemas, o governo brasileiro assinou diversas resoluções da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e foi obrigado a desenvolver as NRs como forma de conter os altos números de acidentes.

Em 1978, 28 normas regulamentadoras foram aprovadas. Atualmente, temos 37 regulamentações, entre as quais, algumas abrangem todas as empresas, enquanto outras são específicas ao tipo de atividade realizado pelo profissional e direcionam a empresa sobre como prevenir acidentes de trabalho, por exemplo:

Importância da implantação da CIPA

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é uma ferramenta de representação nos ambientes profissionais para garantir a proteção dos trabalhadores e a prevenção a acidentes. A responsabilidade da CIPA é cuidar do exercício das normativas de segurança nos locais de trabalho, analisando e indicando situações de risco, propondo ao empregador mudanças corretivas para evitar o acontecimento de acidentes e doenças.

Além disso, também deve orientar os colaboradores sobre o uso dos equipamentos de segurança e a necessidade de seguir as normas de segurança. É possível perceber a importância da CIPA tanto nas atividades preventivas quanto nas corretivas das medidas de segurança. A comissão garante que a empresa possa ter o melhor desempenho do seu colaborador, e que o trabalhador tenha segurança e saúde no exercício da sua função.

Uso das normas para prevenir acidentes de trabalho

Agora que já conhece a CIPA e a sua importância, assim como a existência das Normas Regulamentadoras, vamos listar algumas dicas para desenvolver um ambiente de trabalho seguro e saudável, seguindo as NRs. Confira!

NR 5: Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Veja o que a norma determina sobre a comissão:

  • tenha CIPA na empresa e, no caso de possuir menos de 20 colaboradores, determine esse papel a um profissional;
  • desenvolva meios de comunicação interna para que a CIPA tenha voz;
  • reserve momentos de formação e instrução dos colaboradores referentes às medidas de segurança;
  • atenda às necessidades e às solicitações corretivas informadas pela CIPA.

NR 6: Equipamentos de Proteção Individual

Os Equipamentos de Proteção Individual ou EPIs, como são popularmente conhecidos, garantem a segurança do trabalhador durante o exercício do seu trabalho. Tais equipamentos devem ser fornecidos pela empresa e trocados de acordo com o seu tempo de uso. Nesse caso, é importante seguir as regras:

  • busque bons produtos de segurança;
  • faça a troca constante dos equipamentos conforme a validade indicada, defeito ou gasto;
  • mantenha o controle sobre o uso dos equipamentos;
  • fiscalize os ambientes de trabalho e notifique os colaboradores sobre o uso.

NR 7: Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é determinado por lei e abrange todas as empresas que têm colaboradores contratados no regime CLT, exigindo a prática de exames de saúde mental e física e de maneira periódica.

Vamos às dicas:

  • busque empresas parceiras confiáveis na hora de fazer os exames dos colaboradores;
  • mantenha a equipe do RH atualizada sobre o PCMSO;
  • faça o controle e a organização dos exames realizados e dos que serão solicitados;
  • arquive os laudos sobre a saúde do colaborador;
  • ao contratar um colaborador, investigue sobre doenças preexistentes.

NR 17: Ergonomia

Ergonomia são as regras e mecanismos técnicos que buscam manter os cuidados com a saúde do trabalhador, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Ela pode ser separada em três campos: ergonomia física, cognitiva e organizacional. Veja algumas dicas sobre como desenvolver os três campos da ergonomia dentro da sua empresa.

Ergonomia física

  • Forneça os equipamentos adequados e de qualidade para os colaboradores exercerem suas funções;
  • desenvolva projetos que promovam a qualidade de vida, como a prática de atividades físicas e alimentação saudável;
  • mantenha o ambiente de trabalho agradável, com boa iluminação e ventilação;
  • estabeleça como cultura organizacional práticas como alongamentos, pausas estratégicas e ambientes para o alívio do estresse.

Ergonomia organizacional

  • Propicie uma cultura organizacional positiva, que favoreça as relações colaborativas entre os profissionais;
  • desenvolva processos claros e bem definidos no trabalho em grupo;
  • invista em comunicação;
  • faça a gestão da qualidade.

Ergonomia cognitiva

  • realize estudos internos sobre a qualidade mental dos colaboradores;
  • verifique se existem altos níveis de estresse, e o que pode ser feito para melhorá-los;
  • proporcione o desenvolvimento das hard e soft skills;
  • meça como está o relacionamento entre os colaboradores e seus gestores;
  • busque motivar e engajar os profissionais.

Todas essas normativas devem ser atendidas, de forma que o benefício seja mútuo entre a empresa e seus colaboradores. É importante que a organização mantenha os níveis de produtividade em alta, obtendo a rentabilidade desejada, assim como o colaborador também deve atuar em um ambiente com condições adequadas.

Saber como prevenir acidente de trabalho é investir em segurança e saúde. Pode parecer algo custoso, mas deve ser visto como um investimento em uma das peças mais importantes da empresa: o capital humano!

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3 comentários em “Prevenção de acidentes de trabalho: veja como fazer na empresa!”

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