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7 principais indicadores de satisfação dos colaboradores para medir

Os indicadores de satisfação dos colaboradores são uma forma de medir quanto a sua equipe está engajada com o crescimento individual e da empresa. Além disso, essas métricas mostram como os funcionários estão realmente felizes dentro da companhia e se estão satisfeitos com o seu trabalho.
Isso é fundamental para ter profissionais cada vez mais produtivos, empenhados e dispostos a executar as demandas diárias com muita boa vontade, e não apenas por obrigação. Por isso, é tão importante medir esses indicadores e acompanhá-los de perto.
Quer descobrir quais são os 7 principais indicadores de satisfação dos colaboradores? Continue a leitura do artigo!

1. Absenteísmo


Medir o absenteísmo da equipe é fundamental para verificar quem realmente não tem compromisso com a organização. Isso porque, por meio dessa métrica, é possível analisar as ausências constantes e não justificadas pelos funcionários. Afinal, elas refletem um comportamento comum dos profissionais que não têm mais motivação para crescer com a organização.
Para verificar essa métrica, você deve calcular como está a frequência de um funcionário (em um ano ou mês, por exemplo) e totalizar os dias que essa pessoa se ausentou de suas funções. A partir disso, poderá usar uma média para elaborar um índice de absenteísmo que pode ser aceitável pelas empresas. Isso ajudará a saber a melhor forma de cobrar de cada colaborador que tem faltas constantes no seu cotidiano.

2. Índice de rotatividade


Quando vários trabalhadores começam a pedir demissão da empresa, é um sinal de que algo está errado, pois tende a indicar que as pessoas não estão felizes naquele ambiente de trabalho. Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como falta de reconhecimento profissional, muita cobrança, salários fora da realidade do mercado etc.
Um alto índice de rotatividade pode trazer grandes prejuízos para a organização, como:

  • maior custo com treinamentos a novos colaboradores;
  • aumento de gastos com contratações e demissões;
  • queda de produtividade, entre outros.

Para ficar atento a como está o turnover da empresa, basta dividir o número total de demissões pela média de funcionários em um período específico (geralmente, de um ano). Se depois disso você perceber que a taxa ficou bem acima de 5%, é preciso ter muita atenção porque, certamente, deve haver algum problema para o aumento do índice de rotatividade

3 .Índice de satisfação


O índice de satisfação tem o objetivo de avaliar o contentamento da equipe com o local de trabalho e suas atividades, sem esquecer de comparar com as suas expectativas iniciais. Para isso, é necessário fazer algumas indagações aos funcionários. Entre elas:
O seu local de trabalho satisfaz as suas expectativas?
Você sente vontade de mudar de função na empresa?
Qual a probabilidade de recomendar o local de trabalho para um amigo?
Quais as chances de você recomendar o seu superior como um bom profissional para trabalhar?
O colaborador deve responder essas perguntas por meio de números que vão de 1 a 10, sendo que o número 1 representa a menor satisfação e 10, a maior. Dessa forma, o setor de RH poderá verificar os eventuais problemas e solucioná-los.

4. Benefícios
Os benefícios também estão entre os principais indicadores de satisfação dos colaboradores. Isso porque eles influenciam tanto a hora de um profissional escolher determinada empresa para mandar um currículo quanto o momento de ele pedir o desligamento da companhia, por achar que não há o devido reconhecimento.
Para verificar se as pessoas estão satisfeitas com os benefícios, pergunte o que o seu time pensa sobre isso, se há algo que eles gostariam que fosse oferecido. Pense em soluções que sejam proveitosas para todos os funcionários. Isso ajudará a instigar a equipe a querer entregar um bom trabalho, com o aumento da produtividade e a diminuição da rotatividade. 

5. Crescimento pessoal


Aqui, é preciso avaliar como estão os conhecimentos de cada funcionário, verificando se houve um aumento de interesse, ações, conhecimento e engajamento das atividades. A partir disso, conseguirá analisar se os profissionais estão estimulados a alcançar cargos de destaque na companhia.
Esse é um dos indicadores de satisfação dos colaboradores que permite criar um plano de carreira mais certeiro, que atenda às necessidades da equipe e promova o crescimento interno. Assim, conseguirá avaliar as métricas com mais qualidade, permitindo que os profissionais se sintam reconhecidos no ambiente de trabalho.

6. Cultura organizacional


Realizar pesquisas sobre o clima organizacional é uma ótima estratégia para fazer um diagnóstico da empresa e descobrir quanto os colaboradores estão alinhados com o momento atual da companhia. Para isso, faça, periodicamente, perguntas que mostrem como está a relação da equipe com os valores exigidos pela organização.  
Por exemplo, você pode perguntar como ele aplica isso no dia a dia. Dessa forma, poderá somar esse indicador aos outros citados ao longo do artigo, fazendo uma avaliação mais precisa sobre os problemas que têm atrapalhado a alegria dos trabalhadores.

7. Afastamentos


Os afastamentos dos funcionários podem se dar por inúmeros motivos, como insatisfação com as atividades e doenças físicas e psicológicas. Quando essa solicitação acontece com frequência, é preciso que seja investigado, pois pode indicar um problema comum na empresa. Um exemplo disso é quando os trabalhadores sofrem com depressão e síndrome do pânico, causados pelo excesso de demandas no empreendimento.
Portanto, para evitar os afastamentos dentro da companhia, verifique, periodicamente, como estão as condições de trabalho, se as pessoas têm reclamado sobre a dificuldade em alcançar as metas ou se estão com algum problema com um líder, por exemplo. É preciso cuidar da saúde do colaborador e do ambiente organizacional em que ele está inserido para que não haja tanta solicitação de afastamento.
Para acompanhar melhor os indicadores de satisfação dos colaboradores, você deve melhorar a comunicação interna da companhia, realizar treinamentos, incentivar o trabalho colaborativo e seguir novas tendências de Recursos Humanos. Isso se torna possível com o uso de soluções tecnológicas, como a Health Analytics. Ela tem o objetivo de qualificar os investimentos em ações que buscam o bem-estar corporativo e monitoram a evolução dos funcionários sobre as ações implantadas.


Gostou do texto? Então, veja mais um artigo e entenda como funcionários felizes geram mais lucros para as empresas. Boa leitura!

4 comentários em “7 principais indicadores de satisfação dos colaboradores para medir”

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