As gerações X e Y, com nascidos entre 1960 e 1995, costumavam ter pretensões profissionais diferentes das atuais, como a proposta comercial e a possibilidade de crescimento na carreira. Atualmente, trabalhar em corporações com propósito, que valorizem e engajem o funcionário, pode ter muito mais importância para os colaboradores. Por razões como essas, o conceito de Employee Experience (EX) foi popularizado.
Essa experiência fala sobre o conjunto de ações que pode ser realizado dentro de uma corporação para que um colaborador tenha vivências mais positivas e se sinta motivado para produzir mais, permanecer por mais tempo na empresa e recomendar o trabalho para as demais pessoas. Ou seja, as ações são benéficas para os dois lados envolvidos.
No mercado de trabalho atual, em que as exigências são outras, é preciso se adaptar e colocar o Employee Experience em prática. Continue a leitura e saiba mais sobre o conceito, suas vantagens e como adotá-lo!
O que é o Employee Experience?
Conforme mencionado, o EX, que tem a tradução literal para o português como experiência do colaborador, refere-se a processos, sistemas, sentimentos, pessoas, propósitos, aprendizados e comportamentos com que o profissional entra em contato na empresa para que as vivências sejam as mais positivas possível.
Em outras palavras, trata-se da criação de ações que tornem a empresa um ambiente mais agradável para os colaboradores trabalharem, e menos como o estereótipo de um emprego ruim, em que os profissionais permanecem apenas por precisar da remuneração. Atingir esse objetivo se tornou ainda mais importante para a geração Z, que corresponde aos nascidos entre 1990 até 2010.
Porém, tenha em mente que o Employee Experience trata da promoção de experiências completas que atraiam o colaborador, e não apenas de oferecer um pacote com benefícios, uma política de trabalho flexível e um escritório atrativo. Por mais que seja possível abranger todos os itens citados, trabalhá-los de forma isolada não é suficiente.
Para que serve o Employee Experience?
Considerando que a geração atual enxerga na qualidade de vida empresarial uma prioridade para escolha e permanência em um emprego, buscar alcançar esse objetivo é uma maneira de manter o futuro do mercado de trabalho próximo da corporação.
Tenha em mente que, por mais que nenhuma geração deva ser ignorada, a atual tem como principais características a criatividade e a ultraconexão. Essas qualidades são combustíveis para que uma empresa consiga inovar e propor soluções mais acertadas para os problemas do mundo.
Caso contrário, a tendência é que, se você conseguir atrair talentos da geração Z, especialmente, não vão se sentir motivados o suficiente para dar o melhor de si e contribuir para o crescimento empresarial. Eles estarão lá para alcançar sua remuneração e, possivelmente, em algum momento, trocar a sua corporação por outra que preencha essa lacuna. Entenda os demais benefícios, a seguir:
- redução da taxa de turnover e absenteísmo;
- diminuição de custos com o setor de RH;
- construção de um clima corporativo mais produtivo e pacífico;
- promoção de uma marca empregadora;
- melhoria das relações interpessoais etc.
Ainda tem dúvidas sobre os benefícios da prática? Saiba que uma pesquisa realizada com profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos mostrou que o investimento em Employee Experience é bem-visto por 74,4% dos entrevistados.
Como implementar o Employee Experience?
Após entender as vantagens do EX, é preciso saber como é possível tirar isso do papel e realizar uma implementação adequada na empresa. Veja!
Mapeie a jornada do colaborador
Uma experiência satisfatória não precisa se restringir apenas ao momento após a contratação do colaborador, mas em todas as etapas. Por esse motivo, mapear a jornada do profissional ajuda na implementação de ações que otimizem a participação e a torne mais estimulante. Assim, no geral, saiba que a jornada costuma envolver:
- processo seletivo;
- contratação;
- processo de integração;
- treinamento e desenvolvimento;
- plano de carreira.
A jornada pode variar de acordo com cada empresa, mas, seja como for, é importante que cada etapa seja mapeada para a implementação de estratégias que visem a otimizar a experiência dos colaboradores. Porém, lembre-se de que uma boa experiência se inicia antes da contratação.
Busque entender os colaboradores
A melhor alternativa para saber o que uma empresa deve oferecer aos colaboradores para aumentar o nível de satisfação é ouvir o que eles têm a dizer sobre isso. Nesse sentido, opte pela realização de pesquisas que questionem como o EX pode ser melhorado, como os profissionais se sentem na sua empresa etc.
Outra sugestão é a implementação de canais de comunicação para que, a qualquer momento, os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões, fazer alguma reclamação e deixar sugestões sobre possíveis problemas. Desse modo, toda eventualidade pode ser resolvida de forma mais rápida.
Além disso, que tal considerar a análise dos colaboradores para melhor compreensão das suas necessidades e interesses? A prática é especialmente útil na implementação de estratégias diferenciadas, de acordo com as demandas de cada profissional, para que as ações propostas sejam mais certeiras e menos genéricas.
Valorize e estimule os colaboradores
Oferecer oportunidades de crescimento e recompensar quem teve experiências positivas nas atividades executadas é uma maneira de mostrar que a empresa valoriza os colaboradores. Também, de que se trata de um ambiente estimulante, com oportunidade de crescimento de carreira e desafios para maior evolução.
Porém, para que tudo ocorra conforme o desejado e isso satisfaça os envolvidos, é necessário pensar em métodos que estimulem uma competição saudável e igualitária. É preciso evitar que, em vez de aumentar a satisfação, os profissionais não se sintam mais frustrados com a cultura empresarial.
Como você pôde perceber, existem inúmeros métodos que podem ser pensados para o desenvolvimento do Employee Experience. A melhor escolha depende do tipo de empresa, da cultura e, principalmente, do que foi analisado e demonstrado pelos colaboradores. Seja como for, são inegáveis os benefícios que o EX pode proporcionar, como maior produtividade, engajamento, qualidade do serviço etc. Assim, coloque o conceito em prática.
Então, o que achou do post? Gostou? Tem dúvidas? Compartilhe um comentário conosco e com os demais leitores. Vamos debater o assunto!