Pesquisar
Close this search box.

Blog Expert Ocupacional

Foco e atenção no trabalho: 8 dicas infalíveis para você praticar!

O alto índice de competitividade entre as empresas influencia boas práticas que estão sintonizadas com a constante busca pela excelência. Em um mundo de distrações, quem pratica foco e atenção no trabalho consegue se destacar.
Afinal, no momento em que o colaborador se concentra, ele consegue conduzir as tarefas de uma maneira eficiente e produtiva. Assim, melhora consideravelmente os resultados.
É isso que vamos mostrar neste post, a partir de 8 dicas imperdíveis. Acompanhe!


Veja a importância de ter foco e atenção no trabalho

Imagine um trabalhador distraído operando uma máquina em uma indústria de plástico. Em um instante de segundo, ele pode sofrer um acidente, ficando meses afastado ou, até mesmo, pagando com a própria vida.
Trata-se de uma situação bem comum no ambiente de trabalho, com danos irreparáveis e prejuízos para ambas as partes envolvidas no processo. Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em atividades que valorizem o foco e a atenção no trabalho, justamente, para evitar problemas que possam atingir tanto a saúde do colaborador quanto a produção e imagem da marca.


Quais as 8 dicas que podem ser praticadas para ter mais foco e atenção?


Quem se concentra consegue produzir mais, e ainda fica envolvido com a atividade ao ponto de encontrar soluções mais rápidas, ou seja, o trabalho fica mais leve e motivador. Para você aprender a sempre atuar com excelência, vamos mostrar agora as 8 dicas que selecionamos, de olho no seu sucesso. Confira.

1 – Tenha um ambiente organizado


O local de trabalho é um reflexo de como a pessoa está internamente. Ele pode ser comparado a uma casa. Portanto, é preciso manter a sua mesa organizada assim como todos os objetos necessários para as atividades diárias.
Ao manter a organização, o seu foco e atenção não terão distrações comuns, como aquela caneta distante do lugar ou a gaveta aberta. Isso porque é preciso evitar interrupções na condução das tarefas. Portanto, ao chegar ao trabalho, mantenha tudo organizado — e isso vale também para o home office.

2 – Estabeleça prioridades


Em uma jornada diária, há várias atividades que precisam ser concluídas. Caso você faça um pouco de cada, nada será finalizado com qualidade.
Portanto, a dica é estabelecer prioridades do que é urgente, importante ou que possa ser resolvido mais tarde. Dessa maneira, é possível agilizar os processos.
Trata-se de um aspecto importante para aumentar a qualidade dos produtos e serviços, assim como a satisfação dos clientes. Ao estabelecer prioridades, os prazos serão cumpridos e haverá uma boa avaliação sobre o seu trabalho. Uma sugestão para não se perder é usar listas. Faça sempre de forma escrita para não se esquecer de nada.

3 – Tenha metas e objetivos
Foco e atenção no trabalho requerem metas e objetivos sobre as atividades desenvolvidas. Isso porque, quem não está ciente, acaba ficando perdido.
Nesse quesito, é importante reunir a equipe para estabelecer os prazos e o que se espera com determinada atividade. Inclusive, para estabelecer metas e objetivos, você deve ter em mente os seguintes pensamentos:

  • seja específico;
  • tenha sistematização;
  • defina prazo;
  • acompanhe a performance a partir do estabelecimento de métricas;
  • mensure os recursos necessários;
  • tenha alternativas.


Além disso, o objetivo deve ser realista e dentro das possibilidades fornecidas pelo seu trabalho. Trata-se de uma dica que evita frustrações ao longo do processo.

4 – Reserve momentos de descanso


Você já ouviu falar na síndrome de Burnout? Ela acontece quando um profissional se sobrecarrega no trabalho, chegando ao esgotamento físico, mental e emocional.
Como é uma situação problemática, que pode desencadear doenças psicossomáticas, como a depressão e ansiedade, nada melhor do que o equilíbrio nas atividades. É preciso reservar tempo para o descanso — dica muito válida para quem é workaholic.
Inclusive, a mente humana não consegue se concentrar por longos minutos, de maneira que valorize integralmente o foco. Para obter a atenção plena, nada melhor do que pausas ao longo do trabalho, sempre com sabedoria.
Entre as dicas para um correto descanso, podemos citar um almoço agradável, aquele cafezinho recheado com um papo saudável e os descansos quando você estiver em casa ou em momentos de lazer.

5 – Invista em hábitos saudáveis


Praticar hábitos saudáveis contribui com a saúde como um todo, trazendo equilíbrio e harmonia às atividades. Assim, é importante valorizar boas atitudes, como uma alimentação de qualidade, com frutas, legumes, verduras, carboidratos e proteínas, deixando de lado as industrializadas.
Além disso, dormir bem é fundamental, assim como reservar momentos para vivenciar com a família. Um passeio no parque pode ser revigorante, recarregando as baterias para você se tornar mais feliz no trabalho.
Brinque com crianças, passeie com seu pet e esteja sempre em contato com a natureza. Dessa forma, o foco e a atenção no trabalho serão realidade, porque a sua saúde estará sendo valorizada. Com o organismo funcionando bem, tudo flui.

6 – Faça atividades físicas


Entre os hábitos saudáveis, não podemos deixar de citar as atividades físicas. Elas ajudam na motivação, pois os movimentos trazem autoestima, e ainda contribuem com a liberação de dopamina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer.
É indicado que você procure o auxílio de um profissional da área antes de iniciar a atividade e tenha um acompanhamento para evitar lesões. A ginástica laboral, por exemplo, é excelente para aumentar o seu rendimento.
Com a prática, você perderá peso e ainda ganhará disposição, ou seja, o rendimento no trabalho será bem melhor.

7 – Divida tarefas


Você já trabalhou com alguém centralizador? São profissionais que querem resolver tudo, assumem para si mesmos várias tarefas e acabam ficando sobrecarregados.
Eles se estressam facilmente e não são inspiradores. Acabam criando mais problemas do que soluções. Portanto, foco e atenção no trabalho necessitam de um espírito de liderança, sabendo delegar tarefas.
Trata-se de uma atitude de quem reconhece o valor de cada funcionário, confiando em suas habilidades. Dessa maneira, a divisão de tarefas diminui as preocupações e influencia a concentração no trabalho, pois cada colaborador estará com as atividades segmentadas, sem perder tempo com várias situações.

8 – Evite distrações
Da mesma forma em que a tecnologia trouxe vários avanços e agilidade no ambiente de trabalho, ela também pode ser a causa de inúmeras distrações. Exemplo são as redes sociais. Tente criar uma disciplina para o uso delas.
Para manter o foco e atenção no trabalho, nada melhor do que colocar em prática a responsabilidade, a organização e a sabedoria. Assim, o seu rendimento aumentará, trazendo mais motivação ao dia a dia.
E você, segue algumas dessas dicas? Gostou do nosso post? Então, aproveite e compartilhe em suas redes sociais!

5 comentários em “Foco e atenção no trabalho: 8 dicas infalíveis para você praticar!”

  1. Pingback: Como melhorar a saúde Financeira dos colaboradores? - Expert Ocupacional

  2. Pingback: Lifelong learning: qual a sua relação com a jornada corporativa? - Expert Ocupacional

  3. Pingback: Abril Azul: o que você precisa saber sobre essa campanha? - Expert Ocupacional

  4. Pingback: Acidente de trajeto: é considerado acidente de trabalho? Venha conferir! - Expert Ocupacional

  5. Pingback: Meditação no Trabalho: como ela atua na luta contra o Burnout? - Expert Ocupacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o conteúdo

Inscreva-se na nossa Newsletter

Rolar para cima