Pesquisar
Close this search box.

Blog Expert Ocupacional

Por que é importante falar sobre o Setembro Amarelo nas empresas?

Os dados são assustadores: por ano, mais de 700 mil pessoas se suicidam no mundo e, somente no Brasil, 32 vítimas por dia. Trata-se de um problema que atinge todos os setores da sociedade, inclusive o ambiente corporativo. Diante da problemática, o setembro amarelo visa conscientizar a população sobre os principais sinais vivenciados por pessoas que estão propensas a tirar a própria vida, valorizando a prevenção.

No caso das empresas, o momento é importantíssimo para colocar o assunto em pauta, com foco na saúde mental dos colaboradores. É o que abordaremos neste post. Acompanhe!

Entenda o que é o setembro amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial iniciada nos Estados Unidos e que existe no Brasil desde 2015.

Ela começou quando o jovem Mike Emme, 17 anos, cometeu suicídio, em 1994, nos EUA. Mike amava automóveis e meses antes da sua decisão tinha restaurado um Mustang 68, pintando o carro de amarelo.

Seus pais não conseguiram ajudá-lo e, no dia do enterro, amigos e familiares distribuíram cartões com fitas amarelas, tendo em seus interiores a seguinte mensagem: “se você precisar, peça ajuda!”.

Após esse dia, um movimento se formou com o objetivo de prevenir o suicídio, dando a ênfase de que o problema é sério e necessita de conscientização e acesso aos meios de ajuda, como orientação médica e acompanhamento profissional.

Paralelamente, o dia 10 de setembro foi escolhido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Setembro amarelo nas empresas

Diante do aumento nos casos de suicídio, principalmente ao longo da pandemia e também por conta das pressões por resultados dentro das corporações, o Setembro Amarelo também deve receber uma atenção especial em sua empresa.

Trata-se de um mês que merece profundas discussões, assim como acontece com outras datas, como outubro rosa e novembro azul, cada uma fazendo os respectivos alertas para prevenir o câncer de mama e também o de próstata.

Em relação ao setembro amarelo, a ideia é focar as palestras e orientações sobre a saúde mental, com foco na qualidade de vida dos colaboradores e no clima organizacional.

Afinal, muitos casos de suicídio têm origem em problemas que nascem no ambiente profissional, desencadeando vários transtornos, como veremos agora.

Síndrome de Burnout

Caracterizada por uma forte tensão e exaustão física, emocional e mental, frequentemente relacionados com o ambiente corporativo, a Síndrome de Burnout pode resultar em um estado depressivo.

Caso não seja devidamente tratada, o paciente pode começar a pensar em atos suicidas, principalmente em razão dos pensamentos obsessivos, que se tornam frequentes, sem falar no sentimento de inutilidade. Entre os sintomas, podemos citar:

  • dores de cabeça;
  • dores musculares;
  • insônia;
  • dificuldade de concentração;
  • alterações no apetite;
  • isolamento;
  • negatividade;
  • pressão alta.

Depressão

Certamente, a depressão é uma das principais causas de suicídio no Brasil e no mundo. Muitas vezes, ela começa no ambiente corporativo ou acaba levando as consequências das frustrações pessoais para a vida profissional.

Muitas vezes, quem sofre de depressão está sempre angustiado, sem vontade de viver e com baixa autoestima, sem falar na motivação zero para mudanças ou novas atividades.

Geralmente, são fugas de situações da vida que se apresentam como insuportáveis, trazendo impactos terríveis, como vergonha extrema, sentimentos de rejeição ou solidão, faltas constantes no trabalho etc.

Estresse

Tendo sintomas muito parecidos com a Síndrome de Burnout, o estresse pode levar profissionais a problemas mais sérios, como alcoolismo, drogadição, vício em medicamentos etc.

Assim, com o cérebro totalmente alterado, muita gente começa a ter pensamentos suicidas. No entanto, há sinais antes da situação se tornar crônica, tais como:

  • alterações no humor;
  • impulsividade;
  • trabalho em excesso (workaholic);
  • problemas de relacionamentos;
  • problemas de concentração;
  • cansaço extremo;
  • imunidade baixa;
  • dificuldade para trabalhar em equipe.

Saiba como agir para prevenir casos de suicídios

A primeira dica para a sua empresa realizar uma campanha bem-sucedida em relação ao setembro amarelo é, primeiramente, incentivar o diagnóstico precoce por meio de consultas médicas.

É importante convidar profissionais da área da saúde ocupacional para ministrarem palestras, incentivando boas práticas no que diz respeito à saúde mental.

Além disso, o ambiente corporativo precisa ser harmonioso, com programas que incentivem o bem-estar e qualidade de vida. Vale a pena criar programas de combate ao tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.

Caso um colaborador busque ajuda, é importantíssimo apoiá-lo por meio da oferta de um tratamento adequado. Afinal, a saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

Ações de conscientização

Outra forma de prevenir casos de suicídio é investir em uma campanha bem estruturada em relação ao Setembro Amarelo.

É importante você conhecer profundamente a realidade da sua equipe, suas necessidades e influências no dia a dia que possam afetar a saúde mental.

Invista em palestras, diálogos, dinâmicas, informativos, atividades em grupo e também em vídeos educativos ou motivacionais.

Uma ginástica laboral, por exemplo, com uma posterior palestra e um bom café da manhã podem ser bem positivas em prol da saúde mental, além de ações rotineiras, como as que destacamos agora.

Incentive programas de apoio psicológico

A ajuda é primordial para uma pessoa vencer problemas que surgem na mente, como pensamentos obsessivos ou atitudes compulsivas.

Por isso, ao incentivar programas de apoio psicológico, a sua empresa poderá ajudar muitos colaboradores a vencer suas limitações, evitando problemas mais graves, como possíveis suicídios.

Quem faz terapia consegue ficar mais equilibrado, produz melhor e tem um olhar positivo sobre a vida, ou seja, tudo reflete na produtividade.

Incentive atividades sintonizadas com a qualidade de vida

Nesse sentido, vale a pena ainda incentivar seus colaboradores a procurar atividades que ajudem na saúde mental, como meditação ou Yoga. Incentive o combate ao sedentarismo e prática de atividades físicas, sempre com a orientação de um profissional.

Atualmente, muitas empresas têm investido no mindfulness, uma forma de meditação que desenvolve o foco e atenção plena. As sessões são excelentes para combater o estresse, trazendo mais consciência corporal.

Vale a pena ainda realizar atividades em grupo para atender os diferentes perfis dos seus colaboradores, sempre com um viés terapêutico.

Assim, certamente o Setembro Amarelo estará sendo muito bem explorado em sua corporação, contribuindo para um dia a dia mais saudável e focado na saúde dos trabalhadores.

Viu como é importante valorizar a saúde mental no ambiente corporativo? Ficou com alguma dúvida? Aproveite e deixe aqui o seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o conteúdo

Inscreva-se na nossa Newsletter

Rolar para cima