Pesquisar
Close this search box.

Blog Expert Ocupacional

Atenção Primária à Saúde: o que é e qual a importância para sua empresa?

Sua empresa oferece a Atenção Primária à Saúde aos seus colaboradores? Cuidar da saúde de forma preventiva chama a atenção dos profissionais ao perceber que são considerados valiosos para a instituição. Perceber esse comprometimento com os funcionários gera um impacto positivo, capaz de despertar satisfação e motivação por tal gesto.

Os cuidados nas tarefas do dia a dia dos profissionais devem ser redobrados para que nenhum acidente de trabalho ou problema de saúde ocupacional venha a acontecer. Quer entender melhor como a Atenção Primária à Saúde é indispensável na empresa? Confira!

O que é a Atenção Primária à Saúde?

A Atenção Primária à Saúde (APS) é um programa implementado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em consonância com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A APS presta atendimento aos problemas de baixa complexidade na população das comunidades.

O acolhimento inicial aos cuidados com a saúde serve como um filtragem para atender melhor aos demais graus de tratamento nas redes de saúde, conforme a apresentação de cada caso.

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que apresenta como é fundamental o implemento de medidas de Atenção Primária à Saúde, cerca de 85% dos problemas apresentados pelos profissionais são possíveis de ser evitados ou solucionados no ambulatório da organização.

Esse recurso assistencial pode ser implementado, também, em organizações que se preocupam com a saúde do seu time de sucesso, com o intuito de evitar agravos mais sérios. Normalmente, os cuidados são inseridos nas rotinas dos afazeres diários. O maior objetivo da APS é promover a saúde entre os profissionais, e não tratar a doença.

Como a Atenção Primária à Saúde funciona?

A gestão da APS nas empresas segue, praticamente, a mesma linha de atendimento do programa do SUS. Durante o atendimento, são feitas orientações sobre a manutenção dos hábitos saudáveis de vida, aconselhamentos preventivos e acompanhamento no decorrer do tempo que o profissional estiver ligado à instituição.

Vale ressaltar que a APS presta atendimento individualizado a cada colaborador. Porém, é importante que eles estejam cientes de que ela não está relacionada ao plano de saúde ofertado pela organização: são serviços distintos. No entanto, a participação dos funcionários no programa de Atenção Primária à Saúde é indispensável, por ser uma ação preventiva.

Quais são as características do programa?

Basicamente, o serviço de Atenção Primária à Saúde tem algumas características que o fazem ser um programa completo e indispensável na vida dos colaboradores de uma instituição, que tem cada profissional como “peça principal do seu quebra-cabeças”. 

Atenção ao primeiro contato

A atenção ao contato inicial deve ser oferecida de forma acessível a todos os profissionais. É o primeiro recurso a ser procurado quando algum sinal de falta de saúde está acontecendo.

Esse momento deve ser determinante para fazer um diagnóstico preciso sobre a vida do colaborador. É fundamental fazer perguntas específicas a respeito de diabetes, triglicérides, colesterol, pressão arterial etc.

Atendimento continuado

O atendimento continuado da APS determina que a assistência regular pode acontecer por longo período. Essa continuidade é chamada de “longitudinalidade”.

Nesses casos, ocorre um vínculo da pessoa com o serviço de saúde para possibilitar o atendimento no instante em que houver necessidade. É importante que aconteça um forte relacionamento, que leve a uma cooperação mútua entre o colaborador e o profissional de saúde.

Integralidade do trabalho

A integralidade se refere ao compromisso que a APS tem em ofertar todas as tipologias de serviços que possam detectar diagnósticos, sintomas e sinais de enfermidades, por mais que algumas pessoas sejam encaminhadas para serviços mais complexos. Isso tem a ver com direcionamento para consultas ao médico especialista e outros atendimentos, como internação.

Administração do cuidado

Importante destacar que, quando os pacientes são encaminhados para atendimentos de níveis especializados, é dever do grupo de Atenção Primária à Saúde realizar a organização e coordenação de todos os cuidados ao paciente.

Esse processo ocorre devido a essa forma de serviço ser realizada por profissionais de áreas distintas ou, até mesmo, terceirizados, que se relacionam ou não. Por esse motivo, a gestão dos cuidados tem a ver com a continuidade do contato entre os responsáveis pelo paciente ou via prontuário.

Nesse caso, é de grande necessidade que os males detectados nas consultas passadas, ou que tenham levado ao encaminhamento para outros médicos, sejam avaliados com frequência.

Quais os benefícios de adotar a Atenção Primária à Saúde na empresa?

O implemento da Atenção Primária à Saúde dos colaboradores tem auxiliado as instituições na solução das demandas essenciais relacionadas à performance do setor de Recursos Humanos e à diminuição de custos provocados por doenças. O programa tem o poder de promover a valorização, a integração e a felicidade corporativa.

Chama os funcionários a refletirem sobre os benefícios que o ambiente laboral oferece. O serviço ajuda a prevenir conflitos e processos trabalhistas, reduz custos por consequência de afastamentos e gastos exacerbados e sinistralidades no plano de saúde.

Durante um atendimento de Atenção Primária à Saúde, o médico é capaz de detectar problemas iniciais no organismo dos colaboradores e remediar para que eles não precisem se ausentar do local de trabalho. É possível também, identificar se o mal está relacionado às atividades na empresa ou à qualidade de vida.

Com um ambulatório médico instalado nas dependências da empresa, qualquer funcionário que apresente mal súbito pode ser atendido de forma urgente. Outro fato importante é que o colaborador tem um prontuário que contém informações específicas sobre a situação da sua saúde. Essa estratégia facilita a detecção do que está ocorrendo naquele momento de emergência. 

Como percebemos, a Atenção Primária à Saúde é essencial para garantir a qualidade de vida dos colaboradores. Esses cuidados podem ser implementados na empresa, por meio de uma corporação habilitada em serviços ocupacionais e bem-estar corporativo. As ações voltadas para a saúde promovem a potencialização da performance dos talentos e contribuem diretamente com a produtividade no trabalho.

Achou que o artigo apresentou informações relevantes? Então, compartilhe nas suas redes sociais. Dessa forma, mais empresas vão cuidar da saúde dos seus profissionais de maneira preventiva.

2 comentários em “Atenção Primária à Saúde: o que é e qual a importância para sua empresa?”

  1. Pingback: O que é e quais são as vantagens da telemedicina? Veja - Expert Ocupacional

  2. Pingback: Invista na segurança dos seus colaboradores com a SIPAT - Saiba mais aqui! - Expert Ocupacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o conteúdo

Inscreva-se na nossa Newsletter

Rolar para cima