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Confira 3 dicas de como evitar o absenteísmo!

Na contemporaneidade, o absenteísmo — ou ausentismo — é uma nomenclatura utilizada no ambiente de trabalho quando a ausência do profissional é recorrente. Ela também é empregada quando se trata das faltas frequentes, das saídas antes do horário e dos atrasos aleatórios.

Ao perceber esses acontecimentos na organização, é necessário que se faça uma análise minuciosa de tais ações. O ideal é analisar as causas do absenteísmo e encontrar soluções que despertem o interesse do profissional de estar presente continuamente na empresa, para engajar-se em suas atividades. Sendo assim, confira algumas estratégias para saber como evitar o absenteísmo na sua instituição!

1. Manter um bom clima organizacional

O clima organizacional da empresa é um dos fatores essenciais para que os colaboradores se sintam em um ambiente agradável para trabalhar. Isso inclui:

  • uma amizade respeitosa e saudável entre os membros da equipe;
  • o bom tratamento dos superiores com os demais funcionários;
  • o ambiente físico que os colaboradores frequentam diariamente.

Todos esses pontos são grandes incentivos para que o trabalho mútuo aconteça. Por isso, a conscientização de realizar algumas dessas práticas deve ser estimulada. Uma forma de fazer isso é garantir que todos os novos colaboradores, nos primeiros dias de serviço, sejam informados da importância dessa questão. Assim, os novatos absorvem rapidamente todas as normas de convivência da empresa.

2. Promover a qualidade de vida na empresa

Um ambiente saudável e aconchegante, é assim que os da sua empresa devem ser. Isso pode ser mensurado ao perceber que o trabalhador não tem pressa em voltar para casa, já que essa ação significa que ele está feliz no local de trabalho. Assim, o bem-estar do profissional demonstra que ele tem qualidade de vida no emprego, pois os dois estão, de certa forma, relacionados.

Há algum tempo, os colaboradores são considerados as “peças” essenciais da “engrenagem” da empresa. É importante cuidar desse seres considerando todas as partes da vida, como:

  • a saúde física e a mental;
  • os relacionamentos;
  • o comprometimento com o trabalho;
  • o descanso;
  • outros diversos fatores que formam um todo e que geram conforto aos funcionários.

É necessário também que o setor de Recursos humanos faça uma abordagem para detectar, no ambiente de trabalho, alguns aspectos que podem pressionar os colaboradores ou despertar:

  • cansaço extremo;
  • estresse;
  • ansiedade;
  • doenças psicossomáticas;
  • falta de engajamento;
  • timidez;
  • absenteísmo;
  • outros transtornos que podem ser combatidos com uma gestão bem administrada.

Cada investimento feito na saúde da equipe tem como resultado a evolução dos profissionais e também da organização. Ter uma equipe altamente eficiente, capacitada e com saúde mental e física é ter um trampolim de progresso dentro do mercado competitivo.

3. Estabelecer políticas de reconhecimento

Ter um profissional motivado é uma das melhores estratégias para retê-lo na empresa e fazê-lo trabalhar com responsabilidade, dedicação e amor a ela. Pense em como é gratificante perceber que os colaboradores verdadeiramente “vestem a camisa da organização”. E, por consequência, isso pode propagar o nome do negócio de maneira positiva, a ponto de despertar interesse em excelentes profissionais que desejam ser bem valorizados no local de trabalho.

Portanto, conheça algumas políticas que fazem com que os colaboradores sintam-se incentivados a se dedicarem ao trabalho diariamente.

Bonificação sobre meta batida

Todos sabemos que, quando o assunto é ganhar dinheiro, a atenção da pessoa é redobrada para superar tal desafio. Como incentivo, a instituição pode bonificar os funcionários que alcançarem uma meta estabelecida pela empresa. Essa regra vale, normalmente, para o setor de vendas, mas pode ser estendida para qualquer outra função que a instituição julgar cabível.

Day off

Você sabe o que é day off? É o que se chama, hoje, de dia de folga no aniversário. Essa é uma ação de reconhecimento e carinho que a empresa demonstra aos seus profissionais.

Ela também é fácil de ser administrada e alinhada com a equipe e os gestores, o que é importante para que as atividades de responsabilidade do colaborador que vai ter um day off sejam antecipadas ou direcionadas com antecedência a outro profissional. Assim, a folga não causa impacto negativo à empresa.

Depois de tudo direcionado, o colaborador pode aproveitar e comemorar muito bem o seu aniversário com amigos e familiares e, ainda, ter momentos de descanso.

Viagens

Os profissionais das últimas décadas, mais conhecidos como geração Z (nascidos a partir de 1985), já não veem somente um bom salário como um atrativo para uma vaga de emprego. As características desses profissionais são mais focadas em diversas experiências, como diferentes estilos de vida, eventos e o grande desejo de conhecer as inúmeras cidades do seu país e o mundo.

Diante dessas expectativas, a organização pode apresentar viagens como uma forma de incentivo e competição saudável entre os colaboradores. Ao apresentar a campanha de viagem aos profissionais, os grupos que forem participar do programa naturalmente iniciam uma integração benéfica entre si.

Uma boa ideia é perguntar qual é a viagem dos sonhos do profissional, dentro das possibilidades da empresa, claro! Outra sugestão é ofertar um destino que o colaborador vá para conhecer a fábrica de determinado produto, com o propósito de observar todos os processos de produção do objeto.

Promoções

Empresas que oferecem plano de carreira aos seus colaboradores são vistas de forma diferenciada desde o momento em que o colaborador está à procura de emprego. Isso é bem significativo e a organização pode utilizar como incentivo a um maior desempenho dos profissionais no negócio.

O funcionário sabe que, ao ser promovido, diversos aspectos vão mudar na própria vida e ao seu redor, pois, além de obter a elevação do salário, um novo cargo é capaz de elevar a autoestima do profissional. O mais interessante é que, para chegar ao patamar de conquistar uma promoção na empresa, o funcionário tem que percorrer um certo caminho composto de:

  • muita dedicação;
  • responsabilidade;
  • tomada de decisões assertivas;
  • decisão e resolução de problemas complexos;
  • um excelente espírito de liderança.

Por mais que pareça não ser uma prática grave, é preciso saber como evitar o absenteísmo no trabalho, e não se pode ignorar esse acontecimento na empresa. Isso porque ele provoca diversos riscos a ela, como sobrecarga de trabalho e insatisfação dos outros colaboradores, redução da produtividade e lucratividade e insatisfação de clientes. Assim, esses e outros acontecimentos comprometem o desenvolvimento da organização no mercado.

Gostou das nossas sugestões de como evitar o absenteísmo? Faça contato conosco! Somos especialistas em segurança do trabalho e saúde ocupacional e estamos prontos para potencializar o desenvolvimento da sua organização.

1 comentário em “Confira 3 dicas de como evitar o absenteísmo!”

  1. Pingback: Conheça 6 tipos de absenteísmo e como preveni-los! - Expert Ocupacional

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