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Comunicação de riscos: As vantagens de sua prevenção

Quando existe qualquer tipo de perigo eminente, a comunicação de riscos é indispensável para que todos os envolvidos entendam do que se trata e saibam como prevenir que esses problemas afetem a rotina do trabalho. Isso porque nem todos entendem a gravidade da realização de determinadas atividades no trabalho ou uso de máscaras, por exemplo.
Por esse motivo, o primeiro passo é reconhecer que, diante das consequências possíveis, partir do princípio de que todos os membros já têm compreensão sobre o que foi dito e não realizar um plano de comunicação de riscos é um erro que pode ser fatal.
Diante disso, que tal aprender mais sobre a importância da comunicação de riscos e como isso pode beneficiar a empresa e os colaboradores? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!


Qual a importância da comunicação de riscos na rotina de trabalho?


Tenha como exemplo a pandemia do coronavírus que, como tem sido amplamente divulgado pelos especialistas na área da saúde, é uma doença letal, altamente contagiosa, sem remédios preventivos, contando apenas ações que diminuam as chances de contágio, como uso de máscaras de qualidade, distanciamento social e higienização das mãos. 
Além disso, também é possível evitar o agravamento da pandemia por meio da imunização ocasionada pela vacinação, que exige duas dosagens e que pelo menos 70% da população mundial esteja vacinada. Somente com esses recursos unificados é que será possível dar um passo em direção à normalização na vida das pessoas de todo o planeta.
Dito isso, quando a população não recebe uma comunicação clara e homogênea sobre os riscos sanitários e quais são as formas de prevenção adequadas para se prevenir, toda comunidade pode entrar em perigo. Por isso, é importante que haja uma comunicação de riscos frequente, no tempo adequado, em diferentes linguagens e canais.


Quais os benefícios da comunicação de riscos nas empresas?

1 – Conquistar a confiança e a participação dos membros da empresa


As pessoas só vão aderir às medidas preventivas para evitar que uma situação se torne caótica se elas acreditarem no orador da mensagem. Por esse motivo é que é tão comum que o público dê mais atenção e siga os ensinamentos de pessoas da família ou amigos em vez de um representante da ciência, por exemplo.
Quer dizer, por mais que o cientista seja o mais indicado para falar sobre os riscos e medidas de prevenção de qualquer problema sanitário, o título pode não ser suficiente para convencer determinados grupos sociais, levando a consequências drásticas para toda a população.
A partir disso, o planejamento da comunicação de riscos deve pensar em alternativas para que as pessoas confiem nas medidas preventivas estabelecidas. Isso pode ser obtido por meio de linguagens de fácil compreensão — tirando os termos acadêmicos e científicos —, admitindo incertezas, dirigindo-se diretamente ao grupo afetado, empregando os canais e veículos corretos etc.
Além disso, também é importante identificar quem são as pessoas de mais influência dentro de uma comunidade, capazes de transmitir confiabilidade aos outros membros desse grupo. É preciso que esses influenciadores estejam envolvidos nas decisões preventivas, servindo como um elo de representatividade e pertencimento a todos que serão afetados pelo resultado da mensagem passada.

2 – Aumentar o envolvimento das comunidades


É possível perceber um aumento no envolvimento das comunidades quando influenciadores e líderes locais são incluídos na formulação da mensagem que será repassada a um determinado público. Isso também é válido para a comunicação corporativa.
Todos os setores têm grupos compostos por pessoas com mais ou menos afinidades com determinadas partes do seu trabalho. Sendo assim, uma mensagem padronizada, sem nenhum viés personalizado e repassada por alguém que não tem aquela vivência certamente terá resultados negativos, que poderiam ser facilmente evitados se houvesse um orador inserido no contexto dos outros interlocutores.

3- Diminuição de ruídos na transmissão das mensagens
Quando existe um risco iminente, é fundamental que as medidas realmente eficazes na prevenção do problema ganhem protagonismo nas conversas de todos. Isso só é possível por meio de uma comunicação clara, com um alcance capaz de cobrir a todos os envolvidos e sem espaço para interpretações dúbias.
Caso contrário, se a comunicação não for homogênea e houver diversas lideranças recomendando ações de prevenção diferentes das oficiais, as chances de haver ruídos será enorme. Isso prejudicará qualquer tentativa de ação durante a crise que a organização ou determinado grupo enfrente naquele momento. Preze sempre pela unificação das informações.

4 – Fortalecimento de uma cultura de segurança


Se a sua corporação não consegue passar uma mensagem clara e homogênea sobre dimensões positivas e negativas de determinados riscos, as chances de ela sofrer as consequências disso com os colaboradores são altas. Além de levar a um aumento no índice de acidentes, isso representa a perda, mesmo que temporária, do capital humano empresarial.
Dito isso, quando eventuais comissões analisarem os motivos por trás de um acidente e a falha na comunicação de riscos se mostrar evidente, certamente a cultura da sua corporação perderá a credibilidade diante dos consumidores — que estão cada vez mais exigentes com a ética empresarial — e dos investidores, que dificilmente vão querer ter seus nomes atrelados a marcas que negligenciam a saúde dos colaboradores.

5 – Redução de custos


A comunicação de riscos atua essencialmente na prevenção de acidentes e doenças de trabalho. Assim, quando ela ocorre de forma efetiva, os retornos são visíveis e há uma economia enorme de recursos e tempo. Afinal, pode ser necessário arcar com custos dos colaboradores acidentados, multas trabalhistas, processos jurídicos, redução temporária da receita, ampliação no gerenciamento de crise etc.
Então, para que tudo ocorra conforme as normas regulamentadoras e as comissões responsáveis pela prevenção e gerenciamento de riscos, é indispensável que a comunicação desse segmento seja capaz de treinar o olhar de cada um dos envolvidos para os possíveis perigos de determinadas atividades ou instrumentos de trabalho. Como você viu, os desafios para isso são inúmeros e é fundamental não ignorar o planejamento e a prática desse processo.
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1 comentário em “Comunicação de riscos: As vantagens de sua prevenção”

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