Pesquisar
Close this search box.

Blog Expert Ocupacional

Programas de saúde e bem-estar no trabalho: 5 dicas imbatíveis

Propiciar programas de saúde e bem-estar no trabalho pode ampliar o engajamento, a felicidade e a produtividade dos colaboradores. Entretanto, como se faz isso exatamente?

A área responsável pela gestão de pessoas junto da gestão são os principais responsáveis em desenvolver meios que podem melhorar o ambiente de trabalho, a fim de causar o bem-estar da sua equipe e assegurar que cada funcionário se sinta cuidado e valorizado. 

Ter uma boa estratégia focada nisso colabora para a retenção de seus talentos, assim como, evitar casos de absenteísmo, e claro, os atestados médicos por doenças.

Sendo assim, com todas essas percepções em mente, apresentaremos a você as dicas mais importantes para conseguir aprimorar o bem-estar no trabalho para seus funcionários e para você.

Importância dos programas de saúde e bem-estar

Saúde e felicidade são aspectos que não devem ser deixados de ser tratadas pelas organizações. Os bons resultados de uma empresa dependem de indivíduos na totalidade de suas condições. Sem isso, dificilmente se tem engajamento, produtividade e motivação de maneira satisfatória. 

Por isso, é possível listar os principais benefícios alcançados por meio desses programas: 

  • menos Estresse;
  • maior produtividade;
  • diminuição do absenteísmo;
  • melhora no engajamento dos colaboradores;
  • equipe de trabalho resiliente;
  • redução do Turnover.

Fazer com que o trabalho seja mais expressivo e menos estressante é uma maneira de desenvolver um ambiente de trabalho agradável onde seus profissionais poderão ter sucesso. 

Entretanto, retomamos ao questionamento que foi feito inicialmente: como, exatamente, as instituições conseguem oportunizar a saúde e o bem-estar dos colaboradores?

Separamos alguns métodos que, com certeza, poderão ajudar você e sua equipe:

Como implementar

O bem-estar físico, com certeza, é fundamental, mas não se pode esquecer da saúde mental. Se sua empresa não conta com serviços de aconselhamento para seus colaboradores, você pode pensar em começar um programa assim. Veja!

1. Estimule programas de saúde mental

A exaustão mental e o estresse podem gerar adversidades muito mais graves a longo prazo, como doenças cardíacas, depressão, burnout, ansiedade, privação do sono e pressão alta. 

Funcionários com a saúde mental prejudicada não são capazes de dar o seu melhor em suas atividades, impactando o negócio como um todo.

2. Destaque a importância de exercícios físicos

A maior parte dos cargos corporativos exigem dos profissionais que fiquem muitas horas sentados e, como resultado, acabam não movimentando o corpo e nem mesmo se alimentando de maneira saudável. 

Por isso, é essencial ter uma cultura organizacional saudável, que estimule os trabalhadores a tomar o controle de seu bem-estar. Ou seja, mesmo com atividades mais sedentárias deve haver tempo para alguns alongamentos ou exercícios simples. 

Encoraje os trabalhadores a praticar exercícios mesmo que na sala, como erguer as pernas, alongar as costas, ombros e pescoço durante a jornada de trabalho. 

Além disso, destaque a importância de fazer pequenas caminhadas pelo ambiente da corporação ao longo do dia. Também podem utilizar métodos de gerenciamento do tempo como o pomodoro que pode ser útil nessa organização de intervalos para se movimentar. 

3. Crie um ambiente colaborativo e com feedbacks constante

Feedback não é somente algo do meio empresarial que está na moda; se bem utilizado essa ferramenta pode aperfeiçoar as relações de trabalho e conduzir o profissional na direção que a empresa espera. 

Ao determinar uma cultura de feedbacks recorrentes, é possível proporcionar à equipe o desenvolvimento profissional marcado por uma metodologia construtiva do outro. 

É fundamental lembrar que feedbacks negativos, ou apoiados pelo método da psicologia reversa, não causam os efeitos pretendidos. Por isso, para obter o bem-estar no trabalho, os feedbacks devem se apoiar em um lugar de cuidado e positividade.

4. Use datas para promover ações 

Uma das formas mais simples de causar o bem-estar dos trabalhadores é comemorar as suas colaborações no trabalho. Desde aniversários a datas de trabalho, projetos finalizados e metas conquistadas, comemore!

Celebrar é uma ótima forma de oportunizar o bem-estar no trabalho e minimizar o estresse diário. 

5. Estimule a interação entre equipes e colaboradores

O meio essencial de promover o bem-estar no trabalho é reconhecer que os seres humanos são indivíduos sociais. Desta forma, incentivar a interação entre as equipes pode render bons frutos, como melhora da comunicação entre setores e maior participação coletiva nas decisões. 

Uma empresa pode ser vista como um quebra-cabeças que constitui uma só imagem. Por isso, não é produtivo individualizar suas peças e tê-las como imagens independentes. Promover a colaboração e a coletividade é uma maneira de desenvolver essa consciência de grupo.

Como terceirizar a implantação

Como você pode perceber, toda grande empresa busca desenvolver ações para aperfeiçoar seus ambientes de trabalho, sua cultura e seu clima organizacional, a fim de promover mais equilíbrio no dia a dia. 

No entanto, é possível que nem todas as empresas estejam preparadas ou tenham a capacidade de implantar esse tipo de programa. Por isso, o mais indicado é buscar empresas terceirizadas que possam desenvolver o trabalho com excelência e proporcionar melhores resultados.

Além disso, as ações no programa precisam ser contínuas para que realmente possam fazer a diferença na vida do funcionário. E é por isso que você pode contar com a Expert Ocupacional para te auxiliar nesse projeto. 

Somos uma instituição que conta com uma equipe completa de engenheiros e técnicos em segurança do trabalho. Mantendo a segurança no ambiente laboral e prevenindo possíveis acidentes, além de manter a sua empresa em dia com as obrigações legais. 

Nosso trabalho tem o propósito de trazer benefícios aos nossos clientes que realmente podem fazer a diferença em sua gestão, como as soluções completas na entrega do atestado médico, nos exames de retorno ao trabalho, até a recuperação tributária FAP. 

São amplas as ferramentas de gestão dos afastados, incluindo serviços de assessoria médica pericial e atuações juntamente com o RH/Jurídico da empresa. Mais de 50 ações e 100 indicadores que levam resultados reais para o seu negócio.

Outro benefício que apresentamos para nossos clientes é a possibilidade de acompanhar os resultados mensais por meio de indicadores dinâmicos de um dashboard de gestão personalizados.

Programas de saúde e bem-estar no trabalho podem ser uma peça fundamental que faltava para melhorar o desempenho da sua empresa diante da concorrência no mercado. Afinal, colaboradores mais felizes são capazes de produzir muito mais.

Por isso, buscar meios e até empresas que possam ser úteis no desenvolvimento desse tipo de atividade é fundamental para o seu sucesso. Conte com a Expert neste momento, entre em contato conosco e saiba mais!

2 comentários em “Programas de saúde e bem-estar no trabalho: 5 dicas imbatíveis”

  1. Pingback: Diversidade no trabalho: veja a importância e como estimular! - Expert Ocupacional

  2. Pingback: Entenda alguns sintomas e tratamentos para insônia! – Blog Expert Ocupacional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o conteúdo

Inscreva-se na nossa Newsletter

Rolar para cima