Você já ouviu falar em Janeiro Branco? Essa é uma campanha que tem o perfil do Novembro Azul e do Outubro Rosa. Ela tem o propósito de despertar a atenção para as questões voltadas para a saúde mental e emocional dos seres humanos.
O Projeto tem como slogan a frase: “Quem cuida da mente, cuida da vida!”. É um alerta para a valorização da vida psicológica de todo ser humano. Segundo um estudo realizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e publicado na revista The Lancet, o índice de pessoas com depressão aumentou 90%, e o de pessoas com sintomas de crise de ansiedade e estresse agudo foi intenso de março a abril de 2020. Acompanhe!
Janeiro Branco: por que falar na empresa?
A pandemia que surgiu em 2020, provocada pelo novo coronavírus, causou medo, preocupação e outros sentimentos que afetaram ainda mais a mente das pessoas. O ano de 2020 foi caótico para a população e, principalmente, para os profissionais da saúde.
Várias pessoas trazem alguns traumas do período mais crítico da pandemia, devido ao isolamento social, a possibilidade de contágio e o alto índice de mortes. Por esses motivos, o Janeiro Branco de 2022 deve ser massificado nas empresas, com o intuito de promover a saúde mental dos colaboradores.
Assim, as empresas e os profissionais são convidados a participar com mais afinco dos eventos de 2022. Por consequência da pandemia de Covid-19, a campanha Janeiro Branco, além de ter um alcance ainda maior, vai priorizar espaços abertos e meios online para conscientizar a população do quanto o projeto é significativo e indispensável para a vida de todo ser humano.
O Janeiro Branco de 2022 vai promover:
- oficinas;
- cursos;
- entrevistas midiáticas;
- palestras;
- palestras relâmpago;
- workshops;
- caminhadas;
- rodas de conversa.
Isso vai acontecer em shoppings, ruas, praças, igrejas, empresas, residências, hospitais etc. Com o intuito de atingir um grande número de pessoas.
Quais os benefícios de implementar o Janeiro Branco na organização?
Falar de saúde mental na empresa pode desmistificar alguns tabus, entre eles, o pensamento de que as pessoas que buscam profissionais que tratam da saúde da mente estão loucas. Reverter esse pensamento é o primeiro passo para criar uma cultura de cuidados consigo mesmo e com os outros. Ao implementar esse projeto na empresa, os benefícios coletados vão ser bem perceptíveis em cada membro da sua equipe, como:
- redução do índice de absenteísmo e turnover;
- colaboradores mais satisfeitos e produtivos;
- maior inter-relação entre os profissionais;
- elevação da resiliência;
- melhor atendimento a clientes;
- elevação da autoestima;
- mais sorrisos e brincadeiras saudáveis.
Por que o Janeiro Branco tem relação com a segurança do trabalho?
Pode-se afirmar que o Janeiro Branco está diretamente relacionado com a segurança do trabalho. Isso porque todos os profissionais são constituídos de corpo e mente, e todas as suas atuações partem do que eles pensam. Vale destacar que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão atinge 4,4% da população do mundo.
No Brasil, essa estatística chega a 5,8% de pessoas com esse transtorno. O mal vem acompanhado de alto índice de ansiedade. São números preocupantes que trazem para o interior das empresas a confirmação de que é um assunto inserido na segurança do trabalho e que é necessário desenvolvê-lo com maior frequência..
Além disso, o assunto saúde mental deve ser tratado seriamente devido à necessidade do trabalho com a subjetividade do ser humano, pois cada um tem o seu mundo mental. Dependendo da resistência de cada pessoa, os problemas mentais, em muitos casos, são bem silenciosos. Por isso, é difícil tomar medidas que possam evitar consequências graves, como o suicídio.
Qual a importância do slogan da campanha?
A campanha Janeiro Branco iniciou em 2014, com o slogan “Quem cuida da mente, cuida da vida!”, como vimos. Desde então, trata dos cuidados da saúde mental como forma preventiva e curativa. É uma ação que vai diretamente ao encontro da necessidade de todo ser humano. Afinal, todas as práticas, ações e reações se iniciam pelo pensar.
Ao ter consciência desse fato, as pessoas poderão entender a importância de ações sociais, de realizar intervenções adequadas, de políticas públicas, de orientações de profissionais especializados e da frequente circulação de conhecimentos que abordam temas sobre a saúde da mente. Afinal, entende-se que o mundo, cada dia mais, precisa de um pacto pela saúde mental. Por essa razão, a campanha aborda algumas frases bem expressivas.
Botar para fora: receita caseira de saúde mental
O projeto reforça a necessidade de o indivíduo colocar em ação o autoconhecimento, por entender que as nossas capacidades mentais, sensitivas, racionais e cognitivas levam à exploração, à descoberta, ao entendimento do que temos em nossa alma, em nossa história, em nossos pensamentos, em nossas mentes e em nossos sentimentos.
Diante de tudo isso, é necessário colocar para fora todas as frustrações, o que incomoda e o que se sente. É fundamental falar tudo para um profissional da saúde mental.
A gente só vê aquilo para o que olha e só olha para aquilo que tem na mente
Esse dizer chama a atenção para a pessoa cuidar do que tem na mente, pois pode ser algo que aprisiona, algo que seja impulsivo, ou um universo de pensamentos. Ao colocar em atividade o autoconhecimento, o indivíduo é chamado a reconhecer o que tem em sua mente. Sendo assim, o ideal é não desprezar a força, a utilidade e o poder do autoconhecimento, pois ele pode mudar todas as situações da vida da pessoa.
Como observamos, o valor da campanha Janeiro Branco é grandioso e fundamental para promover a saúde mental das pessoas. Esse projeto pode ser promovido na sua organização para impactar diretamente os seus funcionários. Aproveite o mês de janeiro para desenvolver alguns formatos que motivem os profissionais a cuidarem da saúde mental, como palestras, alertas de conscientização, ajuda de especialistas da área e outras formas de intensificar a importância do bem-estar psicológico.
Achou o post interessante? Para acompanhar as nossas postagens e ler mais conteúdos importantes, você pode curtir a nossa página no Facebook.
6 comentários em “Janeiro Branco: como garantir a saúde mental dos funcionários?”
Pingback: Fevereiro Roxo e Laranja: entenda o que são e sua importância! - Expert Ocupacional
Pingback: Aumente a produtividade e o bem-estar corporativo através das práticas de meditação - Expert Ocupacional
Pingback: Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade: entenda mais sobre o TDAH! - Expert Ocupacional
Pingback: Prevenção de acidentes de trabalho: veja como fazer na empresa! - Expert Ocupacional
Pingback: Agosto Dourado: A importância do aleitamento materno - Expert Ocupacional
Pingback: Diversidade no trabalho: veja a importância e como estimular! - Expert Ocupacional