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Entenda melhor o que é endomarketing e como aplicá-lo no home office!

Para compreender o que é endomarketing e como ele funciona, o primeiro passo é conhecer o significado da palavra. O termo é composto pelo prefixo “endo”, de origem grega e que significa dentro, com a palavra marketing. No contexto corporativo, nada mais é que o marketing com foco no interior da empresa — ou seja, em seus colaboradores. Isso é válido tanto para o trabalho presencial quanto para endomarketing no home office.

Afinal de contas, neste modelo de trabalho a dinâmica dos colaboradores é diferente dos moldes tradicionais: da mesma maneira que existem benefícios, há maiores chances de o colaborador se distanciar da cultura e missão da empresa contratante e diminuir o engajamento das metas e equipe de trabalho. Assim, o endomarketing no home office precisa ser ainda mais valorizado.

Que tal conhecer melhor esse universo e aprender como desenvolver estratégias de endomarketing no home office que possam fazer a diferença para o negócio? Acompanhe a leitura.

O que é endomarketing e como ele funciona?

Em síntese, o endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas, em que o principal objetivo é melhorar a imagem da empresa perante os colaboradores.

Sabe-se que o capital humano é o ativo mais valioso de um negócio. O trabalho dos profissionais viabiliza estratégias e permite que as metas sejam alcançadas. Além disso, os colaboradores são aqueles que se relacionam diretamente com clientes e fornecedores, entre outras responsabilidades que podem levar uma empresa ao sucesso ou fracasso.

Um colaborador insatisfeito, cujas necessidades não são atendidas, dificilmente vai proporcionar ao cliente uma experiência positiva. Dito isso, o endomarketing é um processo de gestão que visa vender a empresa para os próprios trabalhadores.

Também chamado de marketing interno, essa estratégia forma a percepção dos trabalhadores sobre o negócio, considerando seus desejos, demandas e reivindicações. Ao final, a empresa terá equipes produtivas e motivadas, e o seu capital humano será composto por verdadeiros embaixadores da marca. 

Quais ações de endomarketing podem ser implementadas na empresa?

Geralmente, os departamentos envolvidos com a criação de estratégias de endomarketing são os recursos humanos e o próprio marketing. Enquanto um detém o conhecimento sobre o perfil da população interna, o outro tem a expertise de trabalhar com gatilhos necessários para que as ações tragam resultados.

Para facilitar, trouxemos algumas sugestões que podem ser trabalhadas por esses dois departamentos. Confira.

Otimize a comunicação interna

A comunicação interna não é só uma ação de endomarketing: é um dos segredos para que essa estratégia dê certo. Além disso, para ser eficiente, não basta apenas comunicar.

Muitas empresas ainda usam estratégias antigas, como colocar avisos no refeitório ou no local onde fica o relógio de ponto, quando a realidade é que a comunicação interna pode — e deve — ser atrativa e criativa.

Grupos no WhatsApp nos quais só os administradores podem emitir comunicados, coffee breaks e redes sociais internas são alguns exemplos que podem ser utilizados para deixar esse processo mais leve e divertido.

A intenção é que, além de comunicar, a empresa consiga ficar mais próxima do colaborador e se mostrar aberta ao diálogo. Caso contrário, isso pode criar um distanciamento na relação entre empresa e colaborador, o que resultaria em desmotivação e um maior índice de turnover.

Dê feedback mensalmente

As estratégias de comunicação interna devem ser acompanhadas de uma política de feedback. Ninguém melhor que os próprios colaboradores para expor o que pensam sobre a empresa, onde é possível melhorar, quais ações têm trazido satisfação e revelar os pontos de conflito.

O feedback também é o momento em que os gestores dão informações valiosas aos colaboradores a respeito da sua percepção sobre o trabalho realizado. Essa é a hora de fazer elogios e propor melhorias e mudanças, até mesmo para que possam ser cobradas posteriormente. 

Incentive as ações de integração

O clima organizacional é outro fator-chave para que a empresa possa engajar seus times e fazer com que eles falem bem do negócio fora do ambiente corporativo. Se os seus colaboradores têm problemas de convivência e relacionamento, esses embates serão expostos e podem fazer com que pessoas que escutem essas histórias desistam de consumir os produtos ou serviços da marca.

É de responsabilidade da organização promover a integração entre as equipes, evitar conflitos e construir um ambiente de trabalho mais agradável para todos. Nesse sentido, deve-se investir em pequenos eventos, como almoços.

Dependendo do tamanho da empresa, é possível propor ações como o job rotation — uma ação em que o colaborador troca de setor por tempo determinado, conhecendo melhor o trabalho dos colegas. 

Crie um plano de carreira

Toda empresa deseja ter colaboradores dedicados e produtivos. No entanto, sem expectativas de crescimento para o futuro, dificilmente a atuação das equipes vai superar as expectativas.

Assim como na integração, a organização também é responsável por promover o engajamento e a produtividade. Um plano de carreira sólido é um dos elementos cruciais para que os profissionais sintam-se instigados a melhorar sua performance. 

Invista em treinamentos e capacitações

A empresa também deve se mostrar interessada no crescimento e desenvolvimento das aptidões profissionais do trabalhador. Quando investe em treinamentos e capacitações, os colaboradores percebem que o negócio realmente acredita no seu potencial.

Atrelado ao plano de carreira, propor a capacitação contínua é uma forma de demonstrar que, além de acreditar no potencial, a empresa também valoriza o desenvolvimento profissional. Desse modo, o colaborador percebe um estímulo ao crescimento na carreira, que pode se configurar na promoção de cargos e aumento de salários e benefícios. 

Um bom time é composto por pessoas que têm experiência e conhecimento. É importante que a organização deixe bem claro que acredita nesse combo e está disposta a apostar em uma receita de sucesso. Com isso, a tendência é que os profissionais sintam-se valorizados e dediquem-se ainda mais ao negócio.

Qual a importância de investir em endomarketing no home office?

O trabalho home office oferece inúmeros benefícios a empresa e ao colaborador, muitos até pretendem continuar com esse modelo, mesmo após a pandemia, como mostram as pesquisas de um estudo realizado pela FEEx. Entretanto, é dever dos gestores considerar que para além do home office, os profissionais estão em isolamento social. 

Isso envolve cansaço, luto, doenças, ansiedade, preocupação e muitos outros problemas. Não é possível avançar no marketing interno sem o entendimento desse novo contexto e da necessidade de propor medidas que atenuem os problemas citados. É por esse motivo que o endomarketing no home office é ainda mais recomendado. Você entende mais sobre essa importância a seguir.

Ter empatia ao lidar com o colaborador

Atualmente, a empatia é uma das qualidades mais buscadas nos profissionais, já que isso possibilita uma maior compreensão do que os clientes desejam para ter um maior nível de satisfação e fidelização a determinada marca. Porém, para que os colaboradores desenvolvam tal qualidade, é importante que os gestores deem exemplo e sejam empáticos.

Dessa maneira, ao investir no endomarketing é possível ter um maior entendimento quanto às necessidades, preocupações e desejos da equipe, que passa a se sentir mais ouvida e valorizada por quem foi responsável pela contratação.

Aumento da transparência

O distanciamento físico, especialmente em períodos de incerteza como a pandemia, costuma causar inseguranças e até burburinhos com suposições de quais podem ser os rumos do negócio. Isso não é benéfico para o engajamento dos colaboradores, que tendem a procurar outras companhias rapidamente, numa tentativa de continuarem empregados.

Por esse motivo, o endomarketing no home office também é vantajoso ao aumentar a transparência na comunicação, já que o time tem uma maior clareza da saúde financeira e das dificuldades que o negócio pode enfrentar.

Eleva a motivação do colaborador

Conseguir manter o profissional motivado, o que também pode refletir no desempenho do trabalho, é especialmente desafiante no home office em meio à pandemia. Afinal, a expectativa de volta à vida normal e segura ainda é incerta e o trabalho remoto surgiu como uma alternativa imediata para o problema, o que pegou muitos despreparados. 

Tudo isso contribui para a desmotivação e mostra a importância das ações de endomarketing para contornar os obstáculos trazidos. Como mostra uma pesquisa divulgada pelo portal Terra, os colaboradores tiveram cerca de 8 vezes mais chances de desenvolver problemas de saúde mental em 2020 do que em 2018.

Como mensurar os resultados das ações de endomarketing?

A implementação de uma política de feedback, citada como dica de ação de endomarketing, é uma ótima oportunidade para mensurar se as estratégias estão surtindo o efeito esperado. Assim como em uma pesquisa de satisfação, esse é o momento perfeito para que os colaboradores possam expor o quanto estão felizes — ou não — com as ações adotadas.

Além disso, índices como a rotatividade e a produtividade estão diretamente atrelados aos efeitos das estratégias de endomarketing. O raciocínio é muito simples: a satisfação é inversamente proporcional à necessidade de buscar outras oportunidades de trabalho.

Caso a empresa ainda note uma queda na produtividade e um número muito alto de demissões ou absenteísmo, é importante perguntar onde ela está falhando e, a partir dessas informações, implementar as melhorias necessárias para reverter esse quadro.

Gostou de saber o que é endomarketing e como funciona? Nossa intenção é contribuir de maneira positiva para os resultados do negócio. Esperamos que, a partir deste material, sua empresa consiga investir em ações que alcancem esses objetivos.

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2 comentários em “Entenda melhor o que é endomarketing e como aplicá-lo no home office!”

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