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Lifelong learning: qual a sua relação com a jornada corporativa?

A aprendizagem profissional precisa ser constante e a longo prazo, para que os profissionais não se tornem obsoletos. Isso é o que o conceito de lifelong learning diz. Afinal de contas, a democratização do acesso à internet, a popularização dos smartphones, a pandemia da Covid-19, a polarização política e muitos outros fatores interferem no comportamento do cliente e nas ações das empresas.

Em outras palavras, diante desse contexto de inúmeras mudanças, não pensar no aprendizado para a vida toda traz o risco de deixar os profissionais e as próprias empresas estagnadas, já que não há mais alinhamento com as necessidades do momento. Desse modo, é facilmente possível a substituição por corporações e colaboradores que preencham essas lacunas e pratiquem o conceito de lifelong learning.

Quer saber mais sobre o lifelong learning na jornada corporativa para entender sua importância e vantagens? Continue a leitura e fique por dentro.

O que é lifelong learning?

Conforme mencionado, lifelong learning quer dizer aprendizado constante. Ele propõe que as pessoas busquem ser eternas aprendizes, o que é válido tanto para o desenvolvimento profissional quanto o pessoal. Afinal de contas, a idade não precisa ser sinônimo de estagnação. Pelo contrário, as experiências adquiridas ao longo da vida e a capacidade de manter a mente aberta diante dos acontecimentos são um diferencial valioso.

Prova disso são os grandes executivos, como Andrea Rolim, Virginia Vaamonde e Bill Gates. Inclusive, Bill Gates é uma referência tão forte quando o assunto é aprendizagem constante que aplicou o conceito no desenvolvimento da Microsoft. 

A ideia de aprendizagem constante surgiu nos anos 70 na Europa e ganhou força em diversas partes do mundo nos anos 90, partindo do campo educacional para o corporativo após o entendimento de que o modelo de ensino tradicional não supria as necessidades dos estudantes, que deveriam se tornar atualizados e produtivos. 

Destaca-se que não se trata de uma necessidade apenas da terceira idade. É comum que pessoas mais novas também considerem que já sabem o suficiente, por estarem com a memória fresca quanto ao que foi estudado. Contudo, a atualização é indispensável em qualquer faixa etária. Por isso, é importante que o conceito de lifelong learning faça parte do dia a dia dos colaboradores e da cultura organizacional da empresa.

Quais as vantagens de aplicar o conceito de lifelong learning?

Ao considerar que o lifelong learning ajuda no diferencial competitivo dos colaboradores e da corporação, a sua aplicação é útil para que seja possível entregar melhores resultados nas diferentes demandas realizadas. Entenda mais sobre isso a seguir.

Atualização do mercado

Como dito, o mundo passa constantemente por mudanças. Não se adequar a elas diminui sua relevância diante das novas necessidades do mercado. Para entender melhor, basta pensar nas transformações ocasionadas pela pandemia da Covid-19, como a intensificação do uso de plataformas digitais.

Profissionais e colaboradores que conseguiram aprender rapidamente como manusear e fazer um uso otimizado de tais ferramentas, especialmente os que já se adaptavam e percebiam a relevância de tais plataformas mesmo antes da pandemia, tiveram mais facilidade de lidar com as mudanças e de se manter firmes, mesmo em tempos de crise.

Renovação de técnicas

Por mais que uma técnica tradicional continue sendo útil atualmente, é possível que existam outras que atinjam o mesmo objetivo, porém de modo mais ágil, eficiente e que diminua as distrações no trabalho. Ao permitir a renovação das técnicas, os colaboradores e as empresas se mostram motivados em evoluir cada vez mais para manter a relevância e garantir o diferencial competitivo.

Afinal de contas, se essa renovação não ocorre pela corporação ou por quem faz parte dela, certamente ocorrerá pela concorrência, e os resultados disso podem não ser os desejados.

Desenvolvimento de novas competências e habilidades

À medida que as transformações de mundo ocorrem, surgem novas profissões para lidar com as demandas existentes, assim como a exigência de novas competências e habilidades. Exemplo disso é a profissão de digital influencer, que não existia há 10 anos, além de muitas outras voltadas para o gerenciamento das redes sociais e demais ferramentas do meio digital.

Além do mais, como o cuidado com a saúde mental passou a ser mais discutido nos últimos tempos, especialmente após os impactos advindos da crise do coronavírus, os colaboradores que têm uma maior inteligência emocional e resiliência mostram diferenciais importantes na hora da contratação, o que poderia não ocorrer no passado.

Aumento das oportunidades

Empresas e colaboradores que se mostram dispostos a aprender constantemente diminuem as chances da obsolescência e são vistos como bons investimentos, já que tendem a oferecer retorno a curto, médio e longo prazo, diferentemente daqueles que não pensam em uma cultura de aprendizagem permanente.

Desse modo, ocorre um aumento na quantidade de oportunidades para os envolvidos, seja na contratação, promoção na carreira, interesse de compra dos clientes, investimentos de sócios e muitas outras opções.

Motivação dos colaboradores 

Os colaboradores precisam ter a percepção de que são valiosos para a corporação em que trabalham, o que é possível quando existe uma cultura focada no lifelong learning. Isso porque essa cultura mostra que a empresa tem interesse na evolução e na promoção do colaborador, além de não enxergá-lo com um prazo de validade pela idade, já que suas competências são atualizadas.

Além disso, você consegue imaginar a frustração de trabalhar em uma empresa que parece desalinhada com as reais necessidades do mundo e que não exige nem incentiva a atualização dos membros? Essa atitude mostra a desvalorização com o capital humano da empresa, o que pode desmotivar as pessoas no trabalho e aumentar a taxa de turnover e a insatisfação.

Percebeu como é benéfico promover uma cultura focada no conceito de lifelong learning e incentivar isso no dia a dia dos colaboradores? Além dos benefícios citados, o estímulo à criatividade e o conhecimento de novas tecnologias também entram na lista. Assim, invista em diferentes formatos de aprendizado, como palestras, cursos, treinamentos etc. Tudo depende do perfil da empresa e das preferências dos colaboradores.

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