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Entenda as causas da depressão no trabalho e como prevenir esse problema

Sendo uma das principais causas de afastamentos no Brasil e no mundo, a depressão no trabalho é uma realidade que precisa ser combatida por meio de várias atitudes que valorizem a saúde do colaborador. É uma doença silenciosa, portanto, geralmente o trabalhador já está nas garras do problema quando os sintomas estão acentuados.

Contudo, o problema tem tratamento. Por isso, existe uma responsabilidade tanto por parte da empresa quanto do trabalhador na busca pela qualidade de vida. É o que vamos mostrar neste post. Confira!

Entenda as causas da depressão no trabalho

Existem inúmeras causas da depressão no trabalho. A principal delas e de grande conhecimento público é o estresse. Com o nível de competitividade cada vez mais acirrado, a cobrança por resultados tem afetado a saúde mental dos funcionários.

Ao terem que atingir metas constantemente e com o fantasma do desemprego sempre batendo às portas, muitos colaboradores se sobrecarregam e fazem muito mais do que o exigido na carga horária diária.

O que parece ser uma alta produtividade, muitas vezes esconde um problema bem grave: o acúmulo de ressentimentos. Com o passar dos meses ou anos, é inevitável que o funcionário fique com o humor deprimido, inclusive associado a outros sintomas.

Assim, a pessoa começa a ficar desanimada, se acomoda e tem uma queda no rendimento. Pode, inclusive, surtar e ter um ato de explosão ou de impotência diante das situações. É comum muitos colaboradores que sofrem de depressão ficarem estáticos no momento em que precisam agir.

Isso porque acontece uma redução do interesse pelo que se faz, ou seja, o prazer se esvazia e isso afeta inclusive outras áreas da vida, como os aspectos social e espiritual. Existem outras causas, algumas delas são as seguintes.

Discriminação ou assédio no ambiente de trabalho

Infelizmente, os casos de assédio são comuns no ambiente de trabalho, principalmente causados por pessoas que detêm cargos mais altos.

Dessa forma, muitos colaboradores deixam de denunciar e mantêm o sentimento negativo sem falar sobre a situação para ninguém com medo do desemprego. Assim, a depressão começa a atingir o funcionário, que pode ter crises de choro e até mesmo uma crise de ansiedade ou síndrome do pânico.

Carga exaustiva de trabalho

Como já citamos acima, a carga exaustiva no trabalho é uma das principais causas dos afastamento por depressão no trabalho. Inclusive, com a pandemia, muita gente começou a fazer expedientes full time em razão do home office.

Trata-se de um grande risco para saúde mental, pois o excesso de trabalho elimina os cuidados com os outros aspectos da vida, como lazer, momentos com a família, atividades físicas, alimentação, espiritualidade etc.

Relacionamento hostil ou abusivo

Muitos chefes agem como verdadeiros carrascos e impõem metas quase impossíveis de serem alcançadas, além de tratarem os colaboradores de uma forma desumana, inclusive com palavras de baixo calão.

Isso afeta negativamente o lado emocional dos colaboradores, pois a autoestima cai e o medo impera. São situações comuns em ambientes onde a chefia tem uma visão controladora e não inspiradora.

Excesso de pressão

Dentro dessa realidade, muitas empresas pressionam os colaboradores por constantes resultados, fato que traz consequências para a saúde mental, física e emocional. Isso porque, como cada pessoa reage de uma maneira, algumas podem se sentir acuadas e isso abre uma brecha para a depressão no trabalho.

Gestores que ameaçam os colaboradores ou que agem sempre com indiretas sobre o rendimento podem influenciar negativamente nesse quadro. Além disso, a competitividade excessiva também é um sério problema.

Outra causa bem evidente é a baixa valorização dos colaboradores, exemplificada pelo pagamento de salários abaixo da média do mercado para funcionários que acumulam diversas funções.

Veja os sintomas da depressão no trabalho

Existem inúmeros sinais que revelam a depressão no trabalho. Inclusive, quando os quadros estão agravados, os funcionários começam a ter problemas em casa também, como discussões e até mesmo queda no desempenho sexual.

Para você ficar atento aos sinalizadores que podem ser vistos no trabalho, vamos apresentar agora alguns sintomas bem comuns e que podem explicar um problema maior caso não seja tratado a tempo.

  • cansaço excessivo sem motivo aparente;
  • mudanças no padrão de sono;
  • queda na motivação e na autoestima;
  • agressividade nas palavras e até acessos de raiva;
  • queda na produtividade;
  • procrastinação;
  • crises de choro;
  • humor reprimido;
  • dificuldade de concentração;
  • alterações no apetite;
  • inabilidade nas decisões.

É importante prestar atenção nesses sinais, pois eles podem trazer consequências drásticas. Um colaborador desatento, por exemplo, pode sofrer um acidente ou deixar de fazer a correta manutenção de um determinado equipamento.

Além disso, quando a depressão se instala, acontece ainda a sobrecarga de outro colaborador que tem que cobrir a deficiência da pessoa que está com queda na produtividade.

Saiba como prevenir a depressão no trabalho

Apesar da gravidade do problema, é possível prevenir a depressão no ambiente de trabalho. Mas, para isso, algumas atitudes devem ser priorizadas, como veremos agora.

Incentive o tratamento

É importante entender que a depressão é uma doença que pode atingir qualquer pessoa, ou seja, o tratamento deve ser sempre incentivado no ambiente de trabalho.

Portanto, a empresa deve oferecer programas de assistência. Caso algum colaborador precise de uma internação ou um tratamento mais aprofundado, a melhor iniciativa é a empresa destinar apoio e dar o suporte em busca da melhora.

Priorize a qualidade de vida dos colaboradores

Programas que incentivem a qualidade de vida são fundamentais para melhorar o ambiente corporativo.

Dessa maneira, é importantíssimo a realização de algumas atividades, como ginástica laboral, incentivo a prática de atividades físicas, combate ao tabagismo e orientações sobre alimentação saudável.

Como a construção de um ambiente saudável necessita de boa convivência entre os colaboradores, é válido também oferecer equipamentos ergonômicos e sintonizados com a saúde física e mental.

Ofereça plano de saúde

A oferta de um plano de saúde auxilia na busca por tratamento antes que o problema se agrave. Além disso, o benefício ajuda os colaboradores na busca por assistências que previnem a depressão, como uma terapia, por exemplo.

Avalie a cultura organizacional

A constante avaliação da cultura organizacional ajuda a observar possíveis deficiências e aspectos que necessitam de mais investimentos. Por exemplo, se determinado setor está com um índice de produtividade baixo, a explicação pode estar na baixa motivação dos funcionários. Por que ela está acontecendo?

A resposta sinalizará ações que poderão ser bem úteis na melhoria do ambiente organizacional. Afinal, cada pessoa tem competências e reações diferenciadas, ou seja, é preciso investir na visão sistêmica do todo.

A oferta de cursos de especializações e treinamentos também contribui nesse quesito, principalmente pelo fato de ajudar os colaboradores a vestirem a camisa do time.

Agora você entende melhor sobre a depressão no trabalho e sabe como preveni-la. Ao seguir as dicas mencionadas neste texto, certamente essa questão ficará distante da sua empresa, que terá um olhar propício a tratamentos humanizados com foco na saúde do trabalhador. Dessa forma, você verá os resultados melhorarem.

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4 comentários em “Entenda as causas da depressão no trabalho e como prevenir esse problema”

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